Em homenagem ao Outubro Rosa, época de conscientização da prevenção do câncer de mama, no artigo de hoje eu sugiro alguns alimentos que proporcionam benefícios para a saúde da mulher. Confira:
Chocolate
O doce pode ser incluído, até diariamente, na alimentação balanceada de uma mulher saudável – desde que seja a versão com 70%, ou mais, de cacau na composição. Os polifenóis presentes no cacau estão relacionados à diminuição do risco de doenças cardiovasculares e cânceres.
Além de delicioso, o chocolate também ajuda a diminuir a ansiedade. Converse com seu nutricionista para saber qual a quantidade mais adequada para você.
Linhaça
Alimento que traz inúmeros benefícios para a saúde, e muitas vezes é subestimado. A linhaça é a melhor fonte de ômega-3, um potente anti-inflamatório. Ajuda a controlar os sintomas da TPM e diminuir os da menopausa, além de ser uma ótima opção para esportistas melhorarem a recuperação pós-treino.
Também tem efeitos no perfil lipídico, reduzindo o colesterol ruim. Para melhorar a absorção do ômega-3, você deve consumir a linhaça triturada na hora, ou optar pelo óleo. Ao consumir a semente inteira, o corpo absorve menos nutrientes, mas já ajuda o funcionamento do intestino.
Ferro
A maioria das mulheres passa, mensalmente, por aquele período do mês que nem todas gostam muito: a menstruação. Nessa fase do ciclo menstrual, as mulheres perdem um volume significativo de sangue, o que pode aumentar o risco de deficiência de ferro. Isso pode desencadear uma anemia, que é uma condição mais grave de saúde, com sintomas como cansaço crônico, dificuldade de concentração e mucosas esbranquiçadas _ enfermidade que impacta todo o funcionamento do organismo.
Por isso, devemos garantir a ingestão adequada de ferro na alimentação. Sugiro como fontes seguras desse nutriente as leguminosas, que são os feijões, ervilha, lentilha, grão-de-bico e a soja. As carnes também são fonte de ferro, mas elas são ricas em gordura saturada e, em excesso, podem acarretar prejuízos para a saúde
Folhas verde-escuras
Para as mulheres que estão tentando engravidar, vale apostar no consumo de folhas verde-escuras. São fontes de folato (ácido fólico), substância que garante a formação adequada do tubo neural do feto. A folha verde-escura é também um nutriente essencial para a boa saúde da pele, unhas e cabelos. Além de fibras, que garantem o bom funcionamento do intestino, são fontes de vitaminas e minerais antioxidantes, com alto poder de proteção das células.
Cranberry
Frutinha também conhecida como mirtilo-vermelho ou oxicoco, o cranberry tem um sabor bastante ácido e comumente é utilizado para fazer chás e sucos. É um grande aliado na prevenção e tratamento das infecções urinárias, como a cistite, que acomete muito mais mulheres do que homens. A fruta tem um potencial antioxidante elevadíssimo, ajudando a retardar o envelhecimento da pele, a potencializar o rendimento esportivo, a prevenir alguns tipos de cânceres e também auxilia no tratamento de diabetes do tipo 2.
Lembre-se sempre que uma alimentação colorida, equilibrada, balanceada e variada é uma grande aliada para a boa saúde e que todas as escolhas alimentares que você faz hoje contribuirão para construir o seu futuro. Previna-se!
Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de ioga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.