Por Darci Pedro Hartmann, presidente do Sistema Ocergs
O ano de 2024, marcado pela enchente no Rio Grande do Sul, poderia ser sintetizado em uma palavra: solidariedade. No momento mais difícil, os gaúchos se uniram e cooperaram espontaneamente com familiares, vizinhos e até desconhecidos que precisavam de ajuda. Também foi o caso das cooperativas, que deram exemplo e mostraram mais uma vez ao Brasil que a sua vocação é estender a mão para que o coletivo se fortaleça, em tempos de bonança ou adversidade.
O ano de 2025 foi declarado pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas
Em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Sistema Ocergs teve papel fundamental na mobilização de recursos para auxiliar as vítimas da enchente. Por meio do Coopera RS, com o apoio de cooperativas de outros Estados, recebemos toneladas de alimentos, produtos de limpeza e itens de necessidade básica que foram imediatamente distribuídas a quem mais precisava.
Olhando para o futuro, temos a convicção de que o cooperativismo será crucial para a recuperação econômica e o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Por isso, promovemos a Semana de Competitividade e aproximamos nossas cooperativas das melhores práticas do mercado. Também neste ano, reconhecemos com o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão RS as organizações que adotam boas práticas de governança, estimulando umas às outras para que aperfeiçoem seus processos de gestão.
O ano de 2025 foi declarado pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas. Esta será uma oportunidade para reforçarmos a conexão com a comunidade, com iniciativas como a recém lançada campanha de verão, que convida os gaúchos a utilizarem produtos e serviços do cooperativismo no período de férias nas praias. Nossas metas são desafiadoras: planejamos alcançar faturamento de R$ 150 bilhões e atingir a marca de 4 milhões de associados no Estado até 2027. Com determinação e respeito aos princípios do desenvolvimento coletivo e sustentável, o cooperativismo seguirá empenhado em construir um Rio Grande mais próspero e pujante.