Com a queda da temperatura, é comum “esquecermos” de beber água com frequência, mas devemos dar uma atenção especial para manter esse hábito, mesmo durante o inverno. Nós somos compostas, aproximadamente, de 70% de água, e ela é fundamental para que nosso metabolismo funcione adequadamente.
Durante o inverno, nosso metabolismo está mais “acelerado”, pois há necessidade de produzir mais calor para manter a temperatura do corpo estável, e por conta disso, eliminamos mais água também.
A sede já é um sintoma de desidratação, ou seja, de falta de água, e não devemos esperar senti-la para repor. Como a água é um componente valioso para o organismo, ele envia diferentes sinais para que aumentemos a ingestão, de forma a garantir que aconteça o consumo sistemático de líquidos.
Garantir o consumo adequado de água durante o dia garante a boa saúde da pele, unhas e cabelos, além de evitar que a água se acumule em excesso entre as células (a famosa retenção de líquidos), e também ajuda a eliminar as toxinas do organismo.
Sintomas de falta de água no organismo podem aparecer como pele ressecada, boca e olhos secos, urina escura com cheiro forte, câimbras e cansaço constante. Dá uma olhada nos outros sintomas que podem estar relacionados com a falta de água no organismo:
Fome constante
Um sinal de que você não está consumindo água o suficiente é a fome que não passa nunca, mesmo depois de você se alimentar. Por isso, beba bastante água durante o dia, e você vai ver que vai até sentir menos fome.
Dores de cabeça
O cérebro é composto de cerca de 74% de líquidos e, quando temos pouca água no organismo, o cérebro é diretamente afetado. Sintomas como: moleza, confusão mental, dificuldade de concentração e de memória podem aparecer.
Intestino preguiçoso
Se você sente dor e dificuldade para evacuar, o problema pode estar na ingestão insuficiente de água no dia. Se o nosso corpo não tem líquidos suficientes, ele acaba absorvendo muita água do bolo fecal no intestino, deixando as fezes ressecadas.
Agora, confira dicas para aumentar de vez a ingestão de líquidos no seu dia:
Carregue uma garrafinha
Tenha sempre uma garrafinha por perto.
Ative o despertador
Se o problema é o esquecimento, coloque um despertador de hora em hora no seu celular, lembrando-a de tomar um copo de água. Existem até aplicativos para isso!
Quanto de água devo beber?
Para saber a quantidade certa de água para se ingerir por dia, calcule SEU PESO (Kg) X 35 (ml de água). O resultado é a quantidade de líquido que deve ser consumido por dia.
Coma frutas
Frutas também são cheias de água! Consuma pelo menos duas porções por dia.
Sopas também
As sopas também ajudam bastante nessa época de frio! Aposte na de legumes.
Chás são boas opções
Se você acha água “sem graça”, dê uma chance para as infusões de ervas, flores e frutas, como camomila, erva-cidreira, capim-cidró, maçã, casca de abacaxi, hortelã, erva-doce, etc. Não caia no mito de que chás, infusões ou chimarrão desidratam, pois não é verdade. Nós, de fato, urinamos mais se tomamos bastante chimarrão ou chás e infusões ao longo do dia, mas isso ocorre simplesmente porque aumentamos a quantidade de líquidos ingeridos, e eles têm que sair em algum momento!
Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de yoga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.