Não que você vá sair contando os fios de cabelo que perde todos os dias mas é normal que cerca de 100 fios caiam diariamente. Mais do que isso, de acordo com o Dr. Thiago Bianco, expert em transplantes capilares, quer dizer que há algum motivo extra causando as quedas.
– Alguns fatores podem estar relacionados a desequilíbrios hormonais e causas emocionais e, nesses casos, procurar ajuda médica – orienta.
Para ficar de olho, Bianco lembra, também, que a queda capilar feminina é diferente da masculina. No caso deles, a calvície se desenvolve pelas "entradas".
– Com a mulher isso não ocorre, então ela pode perceber quedas em áreas da cabeça ou ainda na risca do meio, que aos poucos vai ficando cada vez mais larga – explica o médico.
Histórico familiar tem influência
Acompanhar o histórico familiar relacionado à calvície é uma boa dica para saber se você é mais propensa à queda de cabelo. De acordo com o médico, apesar de a calvície não ser tão comum nas mulheres, o quadro pode acontecer. Geralmente, aparece mais tarde, depois da menopausa.
– Caso se perceba a queda e já se saiba do histórico, é importante analisar junto ao médico especialista quais os outros fatores que podem estar contribuindo e até acelerando este processo de queda, se o fundo é emocional, se são as dietas rígidas para perder peso, ou ainda, a utilização de alguns remédios.– explica.
Fatores externos contribuem para queda dos fios
Além do fator hereditário e de questões hormonais e emocionais, Bianco lembra que existem situações que vivemos no dia a dia que aceleram a queda dos fios. Químicas, sol, ressecamento excessivo, mudanças bruscas de temperatura, como secadores de cabelo e chapinha, são exemplos de agressões que levam à queda do fio.
Outro erro comum é prender os fios com muita força e dormir com cabelo molhado. Thiago Bianco explica que, internamente, o fio demora entre seis a oito horas para secar.
– Sem cotar que, com isso, a umidade que entra em contato com o travesseiro pode facilitar a proliferação de fungos e outras doenças.
Cuidados de dentro para fora e vice-versa
Para Bianco, a melhor indicação para o fortalecimento do fio é cuidar do corpo de dentro para fora, com alimentação balanceada e nutritiva. O indicado, também, é evitar o excesso de químicas. Ele lembra que nada é proibido, mas vale sempre manter os cuidados com os fios, investindo em nutrições e hidratações recorrentes. Na hora de usar secador e chapinha, vale sempre apostar em um protetor térmico para selar o fio.