No que diz respeito a séries de televisão ou streaming, 2023 parece que durou muito mais do que 12 meses. Dá para acreditar que foi neste ano que The Last of Us estreou? E que faz apenas alguns meses que nos despedimos da intensa família Roy, de Succession? Pois é, foram muitas emoções neste curto espaço de tempo.
Então, chegou a hora de relembrar todas as maratonas que fizemos neste intenso ano. GZH reuniu 10 das séries que marcaram 2023, entre chegadas, meio de jornadas e despedidas. Confira abaixo.
Cangaço Novo
Produção nacional da mais alta octanagem. A trama acompanha Ubaldo Vaqueiro (Allan Souza Lima), um bancário que luta para se sustentar em São Paulo e que, de uma hora para outra, descobre ser filho de um cangaceiro morto. Ele, então, retorna para a sua cidade natal, no sertão nordestino, em busca de uma herança.
Ao chegar lá, ele descobre que políticos e poderosos tentam tirar proveito dos pobres. Ubaldo, então, entra para o mundo dos assaltos a banco, do qual a irmã recém-descoberta, Dinorah (Alice Carvalho), é uma das líderes.
Eletrizante e sem deixar nada a desejar em relação às séries gringas, Cangaço Novo é uma obra-prima dentro do catálogo nacional. Produto de exportação que, até agora, não teve confirmação da segunda temporada.
Onde assistir: Amazon Prime Video
The Last of Us
The Last of Us veio para quebrar de vez com a maldição das adaptações de jogos para live-action. A aposta da HBO foi certeira em todos os sentidos, a começar pela dupla de protagonistas: Pedro Pascal (Joel) e Bella Ramsey (Ellie), que foram brilhantes em cena.
Na história, um fungo que transforma formigas em zumbis acaba contagiando os seres humanos e, a partir disso, a sociedade colapsa. Vivendo em comunidades isoladas, as pessoas correm risco de contágio ao deixarem as suas subvidas fora das microcidades. Neste cenário, Joel precisa levar Ellie até um centro médico, já que a adolescente é imune à praga e pode ser a chave para a cura da humanidade.
Nesta jornada, eles precisam enfrentar mais do que apenas versões fúngicas de zumbis: os principais vilões são as pessoas, que perderam a humanidade no caminho. Envolvente, emocionante e tenso, The Last of Us é uma das grandes obras de ficção do ano. O segundo ano está confirmado.
Onde assistir: HBO Max
Vale o Escrito — A Guerra do Jogo do Bicho
Famílias influentes, brigas pelo poder, fraudes, traições, prisões, vinganças e assassinatos. Não, não estamos falando de Os Sopranos. Estes são os elementos que compõem uma das mais eletrizantes séries do ano: o documentário nacional Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho.
A produção mergulha no cotidiano do Rio de Janeiro e mostra os bastidores da prática, que é proibida por lei, mas que movimenta um negócio de milhões. O título apresenta os próprios protagonistas do jogo do bicho contando suas trajetórias com a prática. São sete episódios do mais puro retrato de uma história que deixaria Tony Soprano orgulhoso. Uma segunda temporada está em produção.
Onde assistir: Globoplay
One Piece
Vítima de desconfiança desde que foi anunciado, o live-action da Netflix fez o que os fãs do mangá e do anime não imaginavam ser possível: agradou. Por isso, One Piece tornou-se um marco de qualidade, mostrando que boas adaptações podem ser feitas, desde que a essência do produto original se mantenha.
Divertida, ágil e com boa computação gráfica, a história consegue cativar e tem nos atores um dos seus trunfos, que é o carisma. Já com a segunda temporada garantida, One Piece deixou as dúvidas para trás e navegou até a aclamação.
Onde assistir: Netflix
Na Mira do Júri
A surpresa do ano. Na Mira do Júri foi chegou de maneira despretensiosa, sem muito alarde, mas conforme foi sendo assistida, o público foi falando dela e logo se tornou um sucesso, tendo sido indicada ao Globo de Ouro. Mistura de ficção com experimento social, a produção acompanha alguns dias da vida de Ronald Gladden que, em 2021, foi convocado para ser parte de um júri.
Ele concordou em participar da produção de um documentário sobre o dia a dia no tribunal. O que ele não sabia, entretanto, é que todos ao seu redor eram atores contratados para tornar a experiência o mais absurda possível — incluindo o ator James Marsden, que interpreta uma versão exageradamente egocêntrica de si. Em oito episódios, a série se consagra ao encontrar o protagonista perfeito, comprovando que a bondade e a camaradagem ainda existem. Mesmo diante de um cenário absurdo. Ainda sem confirmação de uma segunda temporada.
Onde assistir: Amazon Prime Video
Succession
Chegou ao fim de forma esplendorosa a jornada da família Roy, que entrou em disputa para saber quem seria o sucessor do patriarca Logan, dono de um dos maiores conglomerados de mídia do mundo. O quarto ano da produção teve nada menos que 27 indicações para o Emmy 2023 — que será entregue em 2024.
O final da produção trouxe a morte de um dos personagens principais na metade da temporada, além de ter dado o império na mão de um dos nomes que gerou comoção do público. O desfecho foi aclamado e marcou uma despedida no auge.
Onde assistir: HBO Max
The Crown
As últimas temporadas de The Crown não conseguiram a mesma aclamação do que as iniciais, mas, mesmo assim, a produção marcou a televisão. O título, que foi iniciado em 2016, foi acumulando diversos prêmios Emmy ao longo de sua trajetória e colocando a família real em foco, acompanhando as sete décadas de reinado de Elizabeth II, sem deixar de lado as polêmicas. Assim, mesmo sem a empolgação de antes, o último ano da série retratou a trágica morte da princesa Diana e como a Coroa foi abalada pelo episódio, que repercute até hoje.
Onde assistir: Netflix
Os Outros
Uma das produções nacionais mais comentadas do ano, Os Outros arrancou elogios de todos que pararam para assisti-la. E não foram poucas pessoas. Na série, ambientada em um condomínio de classe média, uma briga entre adolescentes na quadra de futebol se torna o estopim para uma vertiginosa espiral de acontecimentos violentos.
A produção, que é uma inspirada crítica social sobre como as pessoas não assumem as responsabilidades de suas próprias ações e como o ódio, se alimentado no dia a dia, torna-se uma bomba prestes a explodir. Com um elenco afiado e uma construção magnética de seus 12 episódios, a série é um mergulho no interior do ser humano. E, ao chegar lá, a visão pode não ser das melhores. A segunda temporada já está garantida.
Onde assistir: Globoplay
O Urso
Se a primeira temporada de O Urso foi uma sucessão de momentos aflitivos, deixando os espectadores com os nervos à flor da pele, o segundo ano não ficou para trás — na verdade, alguns episódios conseguiram ser mais nervosos ainda, como o especial de Natal.
Os novos capítulos mostraram que a cozinha mais caótica da ficção segue servindo emoções variadas. A temporada mais recente conseguiu aprofundar mais no aspecto psicológico dos personagens, mostrando a complexidade das relações. Uma das grandes obras da TV atual e com terceira temporada já confirmada.
Onde assistir: Star+
Ted Lasso
A terceira — e aparentemente última — temporada da comédia dramática da Apple TV+ teve vários momentos de baixa, por exemplo, sendo mais longa do que precisava. Porém, marcou a despedida de um dos mais queridos personagens recentes da televisão, o otimista Ted Lasso (Jason Sudeikis). Cheia de coração, chegando a ser ingênua em muitos momentos, a série mexeu com os sentimentos do público, arrancando gargalhadas e, também, várias lágrimas. Vai fazer falta, mas acabou no momento certo.
Onde assistir: Apple TV+