Os últimos episódios de The Crown chegaram ao catálogo da Netflix na quinta-feira (14), despertando a curiosidade do público, especialmente, pela forma como a mãe de Kate, Carole Middleton, é representada.
Nos novos acontecimentos retratados pela série, é sugerido que a mãe de Kate Middleton, interpretada pela atriz Eve Best (A Casa do Dragão), influenciou o relacionamento romântico entre a filha e o príncipe William.
Quem é Carole Middleton?
Carole Middleton, 68 anos, e Michael Francis, 74, ambos ex-comissários de bordo, são pais de Kate, James e Pippa Middlenton. O casal fundou a Party Pieces em 1987, loja especializada em produtos de festas. A empresa rendeu milhões a família, porém, foi à falência em maio deste ano.
Como a relação entre William e Kate é retratada na série
Para Katie Nicholl, autora do livro Kate: The Future Queen (Kate: A Futura Rainha, em tradução livre), a atual princesa de Gales planejava estudar na Universidade de Edimburgo. No entanto, após o anúncio de que William iria para a Universidade de St. Andrews, também na Escócia, Kate é persuadida pela mãe a mudar de ideia e se inscrever na mesma instituição que o príncipe, local onde o futuro casal se conheceria em 2001.
Em entrevista ao Daily Mail em 2013, Jasper Selwyn, consultor de carreiras na escola Marlborough College, e a tutora Joan Gall confirmaram que a primeira escolha de Kate foi a Universidade de Edimburgo.
— A escolha firme de Kate foi Edimburgo e isso foi confirmado — revelou Selwyn.
No entanto, segundo Katie Nicholl, a decisão de Kate pode ou não ter sido estratégica. No livro, a autora diz que "foi uma atitude ousada e muito arriscada, além de um tanto fora do padrão de Kate."
"Não havia garantia de que ela conseguiria uma vaga no programa de História da Arte em St. Andrews, que estava com excesso de vagas agora que William havia confirmado a vaga dele", afirma na publicação.
Rompimento do namoro
Na série, as representações acerca da "influência" de Carole no relacionamento de Kate com William começam a surgir a partir do sétimo episódio, intitulado Alma Mater. Assim como William fez, Kate foi incentivada pela mãe a tirar um ano sabático e fazer voluntariado no Chile. No entanto, ele foi em 2000 e Kate, em 2001.
Além disso, no rápido término do relacionamento dos dois em 2007, Carole teria montado uma tática para que o casal reatasse o namoro. Conforme o livro Os Arquivos do Palácio, Kate deveria se aproximar das ex-namoradas de William para chamar a atenção dele.
"É improvável que Kate estivesse onde está hoje sem a ajuda perspicaz de sua mãe na negociação de um romance real", escreveu Tina Brown, autora do livro.
À Vanity Fair, a chefe de pesquisa de The Crown, Annie Sulzberger, afirma que a série queria apresentar Carole como "uma figura materna que quer o melhor para a sua filha, alguém que realmente trabalhou muito para conquistar sua posição na sociedade da classe média alta."
O elenco da sexta temporada é formado por Elizabeth Debicki (Diana), Imelda Staunton (rainha Elizabeth II), Dominic West (rei Charles), Lesley Manville (princesa Margaret), Ed McVey (príncipe William), Meg Bellamy (Kate Middleton), Luther Ford (príncipe Harry) e Jonathan Prye (princípe Philip).
Todas as temporadas de The Crown estão disponíveis na Netflix.