O ano que chega ao fim revelou uma verdadeira safra de atores e atrizes promissores na teledramaturgia. Alguns rostos nem eram totalmente desconhecidos dos espectadores, mas conquistaram seus papéis mais importantes neste ano — é o caso de Nicolas Prattes e Barbara Reis, por exemplo. Já outros, como Clara Moneke e Amaury Lorenzo, foram apresentados pela primeira vez ao público noveleiro em 2023, com honras.
Abaixo, GZH elenca, sem ordem de importância, 10 nomes que se destacaram na telinha e devem seguir em alta em 2024.
10 artistas que marcaram a TV em 2023
Amaury Lorenzo
Amaury Lorenzo viveu a melhor fase de sua carreira artística neste ano. Após mais de duas décadas dedicadas ao teatro, o ator de 37 anos fez sua estreia na televisão em Terra e Paixão, novela exibida no horário nobre da Globo. O personagem é implacável em cometer crimes a mando do patrão, o vilão Antônio La Selva (Tony Ramos), mas amolece quando está perto de Kelvin (Diego Martins), por quem se apaixona no decorrer da trama.
A cena do primeiro beijo do casal foi aclamada pelo público. Assim como Amaury Lorenzo, que venceu o prêmio Melhores do Ano do Caldeirão com Huck na categoria Revelação, graças ao voto popular. Tudo indica que o ator conquistará ainda mais espaço na telinha em 2024.
Barbara Reis
Outra representante do horário das nove é Barbara Reis, que interpreta nada menos que a protagonista da novela Terra e Paixão. Embora a atriz não seja desconhecida do público da TV aberta (esteve em produções como Velho Chico e Éramos Seis), foi com a mocinha Aline, seu primeiro papel principal, que ela mostrou que veio para ficar.
Neste ano, Barbara também esteve na aclamada Todas as Flores, a primeira novela produzida pelo Globoplay. Ela interpretou a vilã Débora, uma traficante de pessoas que em nada lembra a personagem de Terra e Paixão. A versatilidade da atriz surpreendeu o público.
Clara Moneke
Se há alguém que marcou a TV brasileira em 2023, esse alguém foi Clara Moneke. A atriz foi a grande revelação de Vai Na Fé (que, aliás, também foi a novela mais marcante do ano). Ela interpretou a personagem Kate, a "Katelícia", que caiu nas graças do público com seu carisma, irreverência e bom humor, mas também rendeu cenas sensíveis e emocionantes.
Fechando seu grande ano, a atriz ainda protagonizou o filme Ritmo de Natal, produzido pelo Globoplay e exibido na TV aberta na semana passada. Ela também concorreu ao prêmio Melhores do Ano na categoria Revelação, mas a distinção foi conquistada por Amaury Lorenzo. Não tem problema. Outras oportunidades certamente irão surgir, pois Clara Moneke veio para ficar.
Diego Martins
O terceiro finalista da categoria Revelação do Melhores do Ano foi Diego Martins. No ar em Terra e Paixão, o ator interpreta o cômico Kelvin, par romântico do peão vivido por Amaury Lorenzo. Driblando o conservadorismo, o casal conquistou o Brasil.
Terra e Paixão marca a estreia de Diego na teledramaturgia. Contudo, o paulista tem carreira consolidada como cantor e drag queen. Ele foi um dos vencedores da competição de arte drag Queen Stars Brasil, da HBO Max, e também participou de reality shows musicais de outras emissoras. O "pacote completo" de habilidades do artista deve seguir sendo aproveitado pela Globo.
Diogo Almeida
Talvez o público não se lembre, mas o rosto de Diogo Almeida já foi visto na tela da Globo em 2007, quando ele interpretou o líder estudantil Rudolf na novela Duas Caras. Em 2023, o ator voltou ao "plim-plim" em grande estilo: como protagonista de Amor Perfeito, folhetim exibido pela emissora na faixa das 18h.
Diogo interpretou o médico Orlando, par romântico da personagem vivida pela atriz Camila Queiroz. Foi o primeiro papel principal dele, que também trabalha como psicólogo. O ator agradou o público e tem tudo para ser um novo nome no hall de galãs da Globo.
Levi Asaf
As portas também devem continuar abertas para o pequeno Levi Asaf, que interpretou Marcelino, o filho dos personagens de Diogo Almeida e Camila Queiroz em Amor Perfeito. O garoto encantou os espectadores por sua capacidade de atuação e, é claro, pela fofura.
E apesar de ter somente nove anos de idade, ele já fez história na dramaturgia brasileira: foi o primeiro jovem ator negro a interpretar o personagem do pequeno príncipe no aclamado espetáculo O Pequeno Príncipe - O Musical. Para 2024, Levi já está confirmado no elenco do remake da novela Dona Beja, produzido pelo HBO Max.
Nicolas Prattes
2023 foi o ano de Nicolas Prattes. O ator não é novato na teledramaturgia da Globo, já esteve em diversas produções da emissora, mas foi neste ano que garantiu maior destaque. Tanto que venceu o troféu de Melhor Ator no prêmio Melhores do Ano, superando Rainer Cadete e Tony Tornado, que também concorriam na categoria.
Ele conquistou a honraria por interpretar Diego em Todas as Flores. Na trama, o personagem aceita assumir um crime que não cometeu em troca de dinheiro para ajudar a família, mas acaba sendo enganado e, então, inicia uma longa e perigosa jornada de vingança. Nicolas deu show de atuação e garantiu seu segundo grande papel do ano: Miguel, o protagonista da novela das sete Fuzuê, que em nada lembra o personagem anterior.
Paulo Mendes
Quem também encarou uma dobradinha de papéis opostos foi o jovem ator Paulo Mendes, de 19 anos. Ele interpretou um dos protagonistas da série Os Outros, do Globoplay, e também esteve no elenco da novela Amor Perfeito.
Na série, Paulo deu vida ao marrentão Rogério e surpreendeu nas sequências dramáticas do personagem, que acaba evoluindo e mudando sua personalidade durante a trama. Já na novela, interpretou o simpático noviço Luís, que se vê dividido entre a vocação para o sacerdócio e a descoberta do primeiro amor. É bom ficar de olho no garoto em 2024.
Samuel de Assis
Na pele do advogado Benjamin, o protagonista de Vai na Fé, Samuel de Assis fisgou o coração dos espectadores, que até transferiram para ele o apelido do personagem: "brigadeirão". O público está doido para ver mais de seu doce favorito na telinha no ano que está por vir. E as notícias são boas.
Samuel, que também esteve na série do Globoplay Rensga Hits, deve voltar na segunda temporada, prevista para estrear ainda no primeiro semestre de 2024. Na produção, ele interpreta Kevin, par romântico do cantor sertanejo vivido por Alejandro Claveaux.
Valéria Barcellos
Por fim, chegou a vez dela: Valéria Barcellos, gaúcha que fez sua estreia na televisão na novela Terra e Paixão. E ela está mandando bem como a personagem Luana Shine, a ambiciosa gerente do bar que pertenceu à cafetina Cândida (Susana Vieira).
Em Terra e Paixão, Valéria atua, canta e, em muitas de suas sequências, também garante boas gargalhadas para os espectadores. Nenhuma novidade para o público do Rio Grande do Sul, que já conhecia a versatilidade da multiartista. A diferença é que, graças à projeção da novela, o Brasil inteiro está conhecendo a potência que é Valéria Barcellos — e ela certamente deve seguir encantando a todos em 2024.