Celebração marcada pelo clima intimista, o Natal pode ser a ocasião perfeita para reunir a família em frente à televisão. Se for para assistir a algum filme temático da data, melhor ainda — sobretudo diante do calor previsto para o período, que torna mais tentadora a ideia de passar o Natal em casa, atirado no sofá.
Neste feriadão natalino, o que não faltam são opções de filmes para assistir na TV aberta e no streaming, da comédia romântica à investigação policial. Abaixo, GZH dá dicas de cinco produções que devem agradar aos mais diferentes estilos.
Cinco filmes para assistir no Natal 2023
Ritmo de Natal
Lançado no Globoplay no final de novembro, Ritmo de Natal figura entres os conteúdos mais assistidos da plataforma desde então. Na noite de domingo (24), após o Fantástico, o grande público terá mais uma chance de assistir ao filme na TV aberta — a primeira exibição da obra na tela da Globo ocorreu na segunda-feira (18).
A comédia romântica tem como protagonistas a funkeira Mileny (Clara Moneke) e o jovem violinista Dante (Isacque Lopes). Os dois circulam por ambientes distintos, mas acabam se apaixonando um pelo outro — e em pleno período natalino. O plano era curtir o feriado juntinhos, mas a agitada família de Mileny chega para acabar com o sossego do casal. Não bastasse isso, eles ainda precisam enfrentar a mãe de Dante, Inês (Taís Araujo), que não aprova o relacionamento do filho com uma funkeira, e mostrar para ela que o amor é o que importa.
Fugindo das tradições natalinas norte-americanas, Ritmo de Natal traz a cultura brasileira para o centro da celebração. O filme é recheado de referências nacionais como o funk carioca e representa bem as dinâmicas familiares do subúrbio. Também é uma oportunidade de matar a saudade da atriz Clara Moneke, que conquistou o país na novela Vai na Fé.
O Primeiro Natal do Mundo
Produção que também enfeita a data com toques de brasilidade é O Primeiro Natal do Mundo, disponível na plataforma de streaming Amazon Prime Video. Estrelado por Lázaro Ramos e Ingrid Guimarães, o filme acompanha a primeira celebração em família dos recém-casados Pepê (Lázaro) e Tina (Ingrid) junto aos filhos que tiveram em outras relações.
As crianças, que não aceitam bem o relacionamento dos dois, transformam o Natal em um verdadeiro cabo de guerra. Até que Maju (Valen Gaspar), filha de Pepê, chateada com mais uma briga familiar, deseja que o Natal desapareça para sempre. A magia do período faz com que o pedido da menina seja atendido e a data suma da memória de todas as pessoas, mas ela percebe como tudo ficou sem graça depois disso.
Diante de um mundo em que ninguém nunca ouviu falar do Natal, a família se une para tentar recriar o feriado, seu espírito e suas tradições. Nas entrelinhas, a produção aproveita para criticar o teor capitalista dado para a data e passar mensagens sobre seu real significado.
A Batalha de Natal
Outro lançamento natalino do Amazon Prime Video é A Batalha de Natal, filme estrelado por ninguém menos que Eddie Murphy. Comédia ao melhor estilo pastelão, a produção traz o humorista como Chris, um entusiasta do Natal que faz de tudo para ganhar o concurso de melhor decoração natalina do bairro.
O enredo inicial pode até lembrar a trama de Um Natal Brilhante, filme que se tornou um verdadeiro clássico natalino, mas o rumo tomado pela narrativa de A Batalha de Natal é completamente imprevisível. Na ânsia de vencer a competição entre vizinhos, Chris faz um pacto com a vendedora de uma loja de produtos natalinos que é, na verdade, uma elfa que foi banida pelo Papai Noel por conta de seu mau comportamento.
Consequências malucas invadem o Natal de todos depois que o protagonista assina um contrato com a elfa, mas sem ler as letrinhas miúdas. A partir daí, o roteiro é invadido pela fantasia e traz Eddie Murphy lutando contra criaturas mágicas e tentando desfazer o feitiço lançado pela elfa, que é interpretada por Jillian Bell. Depois de uma jornada divertida e um tanto absurda, no final, como em todo filme de Natal que se preze, as coisas finalmente voltam para o seu devido lugar.
Murderville: Quem Matou o Papai Noel?
Uma opção que foge de qualquer clichê natalino é Murderville: Quem Matou o Papai Noel?, disponível na Netflix. Perfeito para os amantes de produções com pouco tempo de tela, o filme de 52 minutos traz o detetive Terry Seattle, interpretado pelo ator Will Arnett, em uma investigação para descobrir quem foi o responsável pelo assassinato do Bom Velhinho.
Ele conta com a ajuda de dois famosos para a decifrar o crime: os atores Jason Bateman e Maya Rudolph, que participam da trama como eles próprios, sem interpretar personagens. Os dois improvisam as cenas, pois não receberam roteiro, o que promete tornar tudo mais engraçado.
O filme natalino é um spin-off de Murderville, série focada no detetive Terry Seattle lançada no ano passado pela Netflix, misturando humor e investigação policial, ao estilo Brooklyn Nine-Nine. O seriado, bem como o spin-off, pode agradar aos fãs da turma da 99ª Delegacia de Polícia de Nova York.
O Melhor Natal de Todos
Disponível também na Netflix, O Melhor Natal de Todos aproveita a data para repassar ao público mensagem sobre a importância da compreensão nas relações. A comédia mostra Charlotte (Heather Graham) e Jackie (Brandy Norwood), duas amigas que não se encontram há anos e que, apesar da amizade, conservam certa rivalidade entre si.
Isso porque Jackie, que é rica e vive um casamento aparentemente irretocável, faz questão de mostrar ao mundo (e jogar na cara de Charlotte) o quão perfeita sua vida é. Já Charlotte, que se sente frustrada com sua carreira profissional, não suporta a ostentação da amiga. Tudo muda quando, por obra do acaso, Charlotte e o marido acabam indo parar na casa de Jackie e ficam obrigados a passar o Natal com ela e a família.
No decorrer da convivência, Charlotte descobre o lado humano da amiga/rival, que também carrega muitas dores consigo. Assim, a rivalidade das duas acaba virando uma união genuína e potente. Já o Natal, que por um momento parecia estar arruinado, transforma-se no melhor já vivido por elas.