Achei bacana um levantamento que o site Apostagolos divulgou nesta quarta-feira (6), feito por um parceiro seu, o USBets: 16 recordes que podem ser quebrados ou igualados na 96ª edição do Oscar, que terá sua cerimônia de premiação no domingo (10), em Los Angeles.
Resolvi compartilhar os 13 principais ou os mais interessantes com vocês, como aquecimento para a premiação. Uma curiosidade: cinco estão ligados ao filme Assassinos da Lua das Flores.
Nesta quinta (7), no máximo na sexta (8), publico minhas apostas e revelo minha torcida.
12 recordes que podem ser batidos no Oscar 2024
1) Com 13 indicações, Oppenheimer pode quebrar o recorde de maior número de vitórias em uma noite, enquanto Pobres Criaturas pode igualar a marca de Ben-Hur, Titanic e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, cada um com 11 prêmios. (É difícil, mas não impossível, que o filme de Christopher Nolan empate com os três recordistas.)
2) Lily Gladstone pode ser a primeira mulher indígena a ganhar um Oscar por atuação e a primeira a receber um prêmio competitivo, independentemente da categoria, se for laureada como melhor atriz por Assassinos da Lua das Flores (ela já venceu no Globo de Ouro e no Sindicato dos Atores dos EUA).
3) O compositor Scott George, membro da nação Osage, também pode se tornar o primeiro nativo a merecer um prêmio competitivo: concorre a canção original com Wahzhazhe (A Song For my People), de Assassinos da Lua das Flores.
4) Robert De Niro, que concorre a ator coadjuvante por Assassinos da Lua das Flores, e Jodie Foster, indicada a atriz coadjuvante por Nyad, podem se juntar ao grupo de sete atores com mais de três estatuetas. Ele venceu antes por O Poderoso Chefão: Parte 2 e Touro Indomável; ela, por Acusados e O Silêncio dos Inocentes. Katharine Hepburn é a única com quatro Oscars por atuação.
5) Emma Stone, que é indicada nas categorias de melhor atriz e melhor filme (como coprodutora) por Pobres Criaturas, pode igualar o feito de Frances McDormand, que conquistou os dois prêmios por Nomadland, em 2021.
6) Martin Scorsese pode se tornar o vencedor mais velho do Oscar de direção se ganhar por Assassinos da Lua das Flores, com 81 anos. O recordista é Clint Eastwood, que venceu por Menina de Ouro com 74 anos, em 2005.
7) John Williams pode se tornar o ganhador mais velho de uma categoria competitiva se vencer em melhor trilha sonora original por Indiana Jones e as Relíquias do Destino, com 92 anos. O recorde atual é de James Ivory, Oscar de melhor roteiro adaptado com Me Chame pelo Seu Nome quando tinha 89 anos.
8) Thelma Schoonmaker pode se tornar a recordista em vitórias na categoria de melhor edição se ganhar seu quarto Oscar por Assassinos da Lua das Flores.
9) Zona de Interesse pode se tornar o primeiro título britânico a ganhar como melhor filme internacional. O longa-metragem é falado em alemão.
10) A Itália pode estender o recorde de mais vitórias na categoria de filme internacional com Eu, Capitão. Seria o 15º Oscar.
11) A Pixar pode aumentar seu recorde como estúdio com mais conquistas no Oscar de longa de animação. Se Elementos vencer, será o 12º triunfo em 18 edições.
12) O Menino e a Garça, de Hayao Miyazaki, pode se tornar o segundo filme internacional a ganhar a categoria de animação. A primeira e única vez que isso aconteceu foi com o próprio Miyazaki, que ganhou com A Viagem de Chihiro, em 2003.
13) Meu Amigo Robô pode se tornar o primeiro filme sem diálogo a ganhar o prêmio dos longas de animação.