A plataforma de streaming Belas Artes à La Carte vai celebrar, em julho, o cineasta James Ivory, 93 anos e ainda ativo — seu último longa-metragem foi Em Busca do Amor (2009), ambientado no Uruguai, mas ele segue desempenhado os papéis de produtor e roteirista. Inclusive recebeu o Oscar de script adaptado por Me Chame pelo seu Nome (2017), realizado por Luca Guadagnino. Com 89 anos e 270 dias na época da cerimônia, tornou-se o mais velho vencedor na premiação da Academia de Hollywood (em 2021, a figurinista Ann Roth fez história entre as mulheres, ao ganhar por A Voz Suprema do Blues com 89 anos e 177 dias).
O À La Carte lançará cinco filmes, um a cada quinta-feira (leia logo abaixo), de Ivory, um californiano que fez alguns de seus principais trabalhos na Índia e na Inglaterra — a ponto de ser confundido como britânico por um desavisado. No país asiático, ele formou parceria profissional e romântica com o produtor indiano Ismail Merchant (1936-2005). A união durou 44 anos, até a morte de Merchant, e, no campo cinematográfico, incluiu uma terceira pessoa: a escritora Ruth Prawer Jhabvala (1927-2013), roteirista de 22 dos longas-metragens produzidos pela dupla — no total, contando documentários, Ivory dirigiu 27 obras para o cinema, sendo The Householder (1963) e Shakespeare-Wallah (1965) suas primeiras ficções. Sobre o trio, Merchant comentou uma vez: "É um casamento estranho que temos. Eu sou um muçulmano indiano, Ruth é uma judia alemã e Jim é um estadunidense protestante. Alguém uma vez nos descreveu como um deus com três cabeças. Talvez eles devessem ter nos chamado de monstro com três cabeças!".
A Merchant Ivory Productions foi fundada em 1961, mas só começou a fazer sucesso no meio da década de 1980. O primeiro grande êxito foi Uma Janela para o Amor (1985), versão de um romance escrito por E.M. Forster (1879-1970) — a propósito, a produtora se notabilizou por levar às telas obras de autores como o inglês Forster, o estadunidense Henry James (1843-1916) e o japonês Kazuo Ishiguro, 66 anos. Sobre os desafios nas transposições, Ivory disse em 2010 ao jornalista Roger Lerina, em ZH:
— Eu penso que você tem que seguir a voz do escritor. Se não, por que filmar uma adaptação? Mas você também não pode ficar preso pelo material: você tem que fazer o que é preciso para contar a sua história, um filme não é um livro.
Outra característica dos filmes de Ivory é a ambientação no passado, muitas vezes na Inglaterra e não raro no reinado de Eduardo VII (1901 a 1910). É o caso de Maurice (1987), de Retorno a Howard's End (1992), de A Taça de Ouro (2000) e de Uma Janela para o Amor, no qual uma jovem inglesa (Helena Bonham Carter) em visita a Florença conhece um velho advogado e seu excêntrico filho (Julian Sands), por quem se apaixona. Ao retornar para casa, ela fica dividida entre a nova paixão ou continuar ao lado de seu noivo (Daniel Day-Lewis). A obra ganhou os Oscar de roteiro adaptado, direção de arte e figurino e concorreu em outras cinco categorias: melhor filme, diretor, ator coadjuvante (Denholm Elliott), atriz coadjuvante (Maggie Smith) e fotografia.
Em Vestígios do Dia (1993), Ivory avança no tempo. Estamos na Inglaterra dos anos 1950, quando um mordomo (Anthony Hopkins) faz uma viagem nostálgica pelo interior do país. Em suas lembranças, deixaram marcas o tempo em que trabalhou para um aristocrata que tinha contato com simpatizantes nazistas e também a atração nunca consumada por uma governanta (Emma Thompson), a quem tenta reencontrar. A adaptação de um romance de Kazuo Ishiguro disputou oito Oscar, incluindo melhor filme, direção, ator e atriz, mas não levou nenhum.
Os filmes de James Ivory no Belas Artes à La Carte
Retorno a Howard's End (1992)
Na Inglaterra do começo do século 20, mulher culta e emancipada (Emma Thompson) herda, sem saber, uma casa de campo por vontade da matriarca de uma família aristocrata de quem é amiga (Vanessa Redgrave). Os filhos da milionária são contrários à doação, mas o viúvo (Anthony Hopkins) acaba propondo casamento à herdeira, o que provoca uma crise familiar. Foi indicado a nove Oscar, incluindo melhor filme e direção, e conquistou três: atriz (Emma Thompson), roteiro adaptado e direção de arte. Estreou em 1º/7.
Maurice (1987)
Antes de virar astro de comédias românticas, Hugh Grant estrelou este drama gay que começa na Cambridge de 1909. O ator interpreta um universitário rico, Clive Durham, que confessa sua atração sexual pelo personagem do título, Maurice Hall (James Wilby). É um dos filmes preferidos pelo próprio Ivory e ganhou três prêmios no Festival de Veneza: o Leão de Prata de melhor diretor, a Copa Volpi de melhor ator (dividida por Wilby e Grant) e a Osella de Ouro para a música de Richard Robbins. Estreia em 8/7.
Luxúria (1981)
Aqui, a trama se passa na Paris do final dos anos 1920. Após seu marido ser preso por vender obras de arte roubadas, Marya (Isabelle Adjani) envolve-se com um casal mais velho (Alan Bates e Maggie Smith), entrando em um arriscado triângulo amoroso. Estreia em 15/7.
Um Triângulo Diferente (1984)
É o terrível título brasileiro para The Bostonians, que concorreu aos Oscar de melhor atriz (Vanessa Redgrave) e figurino. Na cidade de Boston (Estados Unidos) de 1875, uma das líderes do movimento feminista, Olive Chancellor (Vanessa Redgrave), fica cativada por Verena Tarrant (Madeleine Potter), uma jovem e inspiradora oradora. Olive adota Verena como sua protegida, amiga e companheira. Paralelamente, Basil Ransome (Christopher Reeve), um advogado de Nova York, se apaixona por Verena e quer se casar com ela para relegá-la a um segundo plano, no qual Verena só faria tarefas domésticas. Estreia em 22/7.
Verão Vermelho (1983)
Anne (Julie Christie) viaja para a Índia a fim de investigar a vida de sua tia-avó Olivia (Greta Scacchi), que protagonizou um escandaloso romance com o soberano local (Shashi Kapoor) na década de 1920. À medida que mergulha no passado, Anne deixa-se envolver pela exuberância e sensualidade local. Estreia em 29/7.
Como assistir
- A plataforma Belas Artes à La Carte pode ser acessada neste link: belasartesalacarte.com.br
- A assinatura mensal custa R$ 9,90, e a anual, R$ 108,90. Alguns filmes podem ser alugados por 72 horas.
- Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku.