Desde o seu planejamento até a sua execução, a duplicação da RS-118 é uma obra com 20 anos de idade. Os primeiros projetos foram planejados em 2001, mas só saíram do papel a partir de 2006.
De lá para cá foram 14 anos e meio de obras. Com a entrega das pistas duplicadas, uma nova realidade tomou conta dos seus usuários. As sinaleiras nos principais cruzamentos foram desativadas e deram lugar a viadutos. Dessa forma, a viagem se tornou mais rápida.
Porém, essa agilidade criou bolsões de congestionamentos. O principal deles fica em Gravataí, na região envolvendo o Distrito Industrial do município e a RS-030, também conhecida como Avenida Centenário.
O problema tem preocupado a administração municipal a ponto do prefeito Marco Alba ter encaminhado solicitação ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) se responsabilizando por realizar uma obra no local, de competência do Estado. Até agora, não houve resposta.
Para amenizar a situação, a prefeitura fez, dentro da sua área de atribuição, um retorno para dar mais segurança aos veículos. A intervenção temporária beneficiará quem precisa acessar a Avenida Centenário.
O Daer informa que um projeto já está sendo desenvolvido para atender as necessidades deste trecho da rodovia, da RS-030, da freeway e do distrito industrial. A empresa STE é a responsável pelo levantamento. Ainda não é possível estimar o valor da obra nem quando ela começará.
Nesta quarta-feira (16), vamos saber como o governo do Estado está lidando com esta aprendizagem. Também vamos abordar quais os caminhos que devem ser seguidos para evitar que estas falhas se repitam.
A obra da RS-118 completou em julho 14 anos. A promessa do governo é que ela seja inaugurada em até 16 dias.
Os capítulos:
01) A falta de dinheiro;
02) Obras isoladas;
03) Obras incompletas;
04) Reassentamentos;
05) A crise do CNPJ;
06) A crise do asfalto;
07) Faz e refaz;
08) A perda de dinheiro;
09) As novas invasões;
10) A pouca sinalização;
11) O grande lixão;
12) O cemitério;
13) O erro que afetou a polícia;
14) A obra que nasce defasada;
15) Como evitar que estes erros se repitam.