O Caxias, mais uma vez, vive um momento conturbado antes de um jogo importante. A equipe grená classificou para a fase semifinal do Gauchão e, em uma semana, teve duas notícias surpreendentes que movimentaram os bastidores do Estádio Centenário: o comunicado do técnico Rafael Lacerda, que não irá permanecer para a Série D, e a saída do diretor de futebol Junior Guera. No entanto, nos últimos três anos, esses fatos não são isolados.
Não foi a primeira vez. Fora de campo, nos bastidores, o Caxias tem algumas histórias importantes e que foram protagonistas. Isso aconteceu em momentos decisivos para o clube dentro das quatro linhas nas competições que disputa. O pioneiro relembra sete histórias polêmicas, extracampo, antes de jogos decisivos, nos últimos três anos do Caxias.
Saída de treinador
Uma notícia surpreendeu a todos e abalou as estruturas do Estádio Centenário no dia 25 de junho de 2019. O técnico Pingo foi demitido pela direção grená. Os dirigentes convocaram uma coletiva para o final da tarde e não explicaram os reais motivos da saída do treinador. A demissão do profissional aconteceu às vésperas de começar a disputa das oitavas de final da Série D para o time grená. Paulo Henrique Marques foi contratado.
Antes da classificação contra o Avenida, no primeiro mata-mata, confusões aconteceram em Santa Cruz do Sul, no rachão que antecedeu a partida. Uma possível discussão na festa de confraternização também foram levantadas na época. Os dirigentes nunca confirmaram e o técnico Pingo negou.
Vídeo polêmico
Um vídeo do meia Wagner, do Caxias, gerou polêmica nas redes sociais na semana do primeiro jogo decisivo contra o Manaus em 2019 pela Série D. Na gravação, feita antes da definição do adversário, ainda no retorno de Cianorte quando Caxias classificou para as quartas de final, o jogador fez provocações ao possível adversário e ironizou o uniforme verde, que lembra o Juventude, maior rival do clube grená.
Briga na balada
Às vésperas do segundo jogo da decisão pelo acesso à Série C contra o Manaus, dois jogadores do Caxias se envolveram em confusão na Estação Férrea, em Caxias do Sul, no dia 11 de julho de 2019, uma quinta-feira. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, foi possível ver o meia Wagner e o lateral-esquerdo Raphael Soares entre os envolvidos.
Na época, o Caxias se pronunciou que "não iria se ater, que foi um fato isolado e o foco estava totalmente voltado ao jogo de domingo contra o Manaus".
Saídas na comissão
Durante a Série D do ano passado, o Caxias teve algumas saídas inesperadas da comissão técnica por divergências. Primeiro o auxiliar Jeferson Ribeiro, depois, na véspera do jogo decisivo contra o São Caetano (valia vaga no mata-mata), saiu o preparador de goleiro Daniel Crizel.
Jogador no futebol 7
Após a eliminação do Caxias na Série D do ano passado, para o Mirassol, surgiu a informação que na semana do jogo decisivo, o zagueiro Renato foi disputar um campeonato de futebol sete. Renato foi defender o time de futebol 7 do Grêmio, um dia após o Caxias vencer o Mirassol, na primeira partida da segunda fase. Segundo o técnico Lacerda ninguém sabia dessa situação do atleta, tanto que o jogador treinou normalmente durante a semana e foi titular nas duas partidas.
Comunicado de Lacerda
Na véspera do jogo decisivo contra o Pelotas para o Caxias conseguir uma vaga na semifinal do Gauchão, um comunicado surpreendeu a todos. O técnico Rafael Lacerda anunciou que irá deixar o clube após a participação grená no Estadual. Assim, ele não irá permanecer para a Série D.
Em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra, na concentração do Caxias em Pelotas, Junior Guera, até então diretor de futebol, confirmou o desconforto com a forma como ocorreu a situação e se mostrou surpreso com o anúncio do treinador.
Saída do diretor de futebol
O diretor de futebol Junior Guera deixa o clube, 57 dias depois de assumir o cargo. A decisão partiu do dirigente, devido a divergências com situações internas envolvendo o futebol, inclusive o nome do técnico Rafael Lacerda. Mais polêmica e dessa vez às vésperas da semifinal do Gauchão.