O Caxias está no G-4 do Campeonato Gaúcho desde a terceira rodada. A participação na classificação geral é boa. Em casa, a equipe tem a segunda melhor campanha. No entanto, os números do time grená como visitante são de equipe rebaixada. Em quatro jogos, foram quatro pontos ganhos, somente uma vitória e um aproveitamento de 33,3%. Os comandados do técnico Rafael Lacerda marcaram somente um gol, na estreia contra o São José-PoA.
Para classificar, sem depender de outros resultados, o Caxias precisa melhorar essa campanha como visitante. O time é o 11º melhor, entre os 12 da competição, atuando longe dos seus domínios, com o mesmo número de pontos de Esportivo, São José-PoA e Novo Hamburgo. No sábado (24), às 21h, enfrenta o Pelotas no Estádio da Boca do Lobo.
— Jogos fora de casa são muito difíceis. Se pegar as estatísticas, a maioria dos clubes que jogam fora tem resultado negativo, a não ser a dupla Gre-Nal. Se pegar, dentro de casa estamos invicto também. Se colocar na balança, tem um equilíbrio grande, porque em casa não perdemos ainda no Gauchão. Eu vejo que o principal é entrar focado e a decisão é muito grande — afirmou o zagueiro Henrique.
Além de melhorar os números como visitante, o Caxias irá enfrentar um adversário desesperado para fugir do rebaixamento. O Pelotas disputou cinco jogos como mandante e somou somente dois pontos. Na classificação, é o lanterna com apenas oito pontos. Para um vale a permanência na elite do futebol gaúcho, para o outro a continuidade na competição.
— É um jogo muito difícil, ainda mais fora de casa. Se colocar na ponta da balança, a situação de mais pressão é para o Pelotas, que pode cair para a Divisão de Acesso. Para nós também tem pressão e vale muita coisa chegar nas semifinais. Vale muito para os dois lados — comentou o jogador, que valorizou a campanha e o fato de chegar à última rodada sem depender de outros resultados:
— Você pegar um Gauchão, que tem seis ou sete equipes com nível nacional, que disputam Série A, B e C, e você chegar na última rodada no G-4, mostra que o trabalho vem sendo muito bom. É importante manter tantas rodadas dentro do G-4 e chegar na última rodada dependendo só de nós.