Na manhã desta sexta-feira (23), um anúncio feito pelo técnico Rafael Lacerda pegou a todos de surpresa, inclusive a direção do clube. O comandante grená confirmou que deixará o Caxias ao final da participação da equipe no Estadual. Em entrevista ao programa Show dos Esportes da Rádio Gaúcha Serra, na concentração do Caxias em Pelotas, Junior Guera, diretor de futebol, confirmou o desconforto com a forma como ocorreu a situação:
— O Lacerda citou na coletiva dos motivos para ele estar deixando o Caxias. Falou no desgaste, em fator novo, no desejo da torcida. Nós, como direção, esperávamos o final do campeonato para aí sim encerrar um ciclo. Essa conversa que ele teve hoje (sexta), até certo ponto, não estávamos esperando. Existia um acordo verbal com o presidente para que isso fosse formalizado ao final do campeonato —destacou Guerra, citando que havia uma conversa informal entre Lacerda e o presidente Paulo Cesar Santos sobre a saída do treinador.
Guera não quis dar maiores detalhes sobre o planejamento a partir de agora, mas avaliou o perfil de treinador que o Caxias deve buscar para a competição nacional.
— Acho que agora temos que ter calma, avaliar como pretendemos formar o grupo e a comissão técnica para a Série D. O momento financeiro não é fácil. Não posso dizer nada ainda (sobre perfil de técnico), porque íamos esperar o final do Gauchão para ter essa definição. Algumas coisas se precipitaram. Com a saída dele, vamos trazer um técnico jovem, com experiência e com bastante conhecimento de mercado — disse o diretor.
Na quarta colocação do Estadual, o time grená encara o Pelotas, neste sábado, na Boca do Lobo. Uma vitória garante a equipe nas semifinais. Por isso, mesmo com as definições extracampo, o foco está voltado para o resultado diante do lanterna do campeonato.
— Nosso objetivo é conseguirmos a classificação. Sabemos das adversidades, mas queremos dar esse presente ao torcedor — destacou o dirigente.