O ano de 2020 se encerra nesta quinta-feira (31), mas as principais competições do futebol brasileiro terão prosseguimento nos dois primeiros meses de 2021. Isso não impede que façamos uma retrospectiva dos momentos mais importantes da temporada. O Inter não conseguiu quebrar a série negativa em Gre-Nais e ainda teve que se despedir de um ídolo. Destaque para os títulos da base, na Copa São Paulo, e das Gurias Coloradas, com o bicampeonato gaúcho. Abaixo, GZH relembra 20 fatos que marcaram o 2020 do Colorado:
Título na Copa São Paulo em final contra o Grêmio
O ano começou com o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. No dia 25 de janeiro, após empate em 1 a 1 no tempo normal, o Inter venceu o Grêmio por 3 a 1 nos pênaltis, no Pacaembu. Sob o comando do técnico Fábio Matias, o Colorado chegou a sua quinta conquista na principal competição de base do país.
Empate e confusão no primeiro Gre-Nal pela Libertadores
O sorteio da principal competição da América colocou os rivais gaúchos no mesmo grupo da Libertadores. No dia 12 de março, o Colorado enfrentou o Grêmio na Arena e não saiu do 0 a 0. O confronto ficou marcado pela confusão nos minutos finais da partida, que culminou com a expulsão de oito atletas, sendo quatro do lado do Inter.
Futebol paralisado por conta do coronavírus
Com o agravamento da pandemia, a Federação Gaúcha de Futebol decidiu pela suspensão do Gauchão em 16 de março. O último jogo que o Inter disputou antes da paralisação foi a vitória por 4 a 1 sobre o São José, no Passo D'Areia. O Colorado suspendeu as atividades, incluindo os treinamentos, no dia 17 de março. Posteriormente, a CBF e a Conmebol também interromperam as competições nacionais e internacionais, respectivamente.
Dificuldades financeiras
O orçamento do Inter tem fechado no vermelho desde o ano de 2016. Com a perda de receitas causada pelos meses sem futebol, a previsão de déficit para o exercício de 2020 foi agravada. O Colorado renegociou salários dos jogadores, aumentando o prazo de pagamento, além de promover corte de gastos em todas as áreas do clube.
Retomada do Gauchão com derrota diante do rival
Depois de inúmeras idas e vindas, o futebol voltou no Rio Grande do Sul no dia 22 de julho, e logo com uma rodada cheia de clássicos. Com a impossibilidade da realização de jogos em Porto Alegre, o Gre-Nal 425 foi disputado sem a presença de público no Centenário, em Caxias do Sul, e terminou com vitória do Grêmio por 1 a 0.
Eliminação no Estadual
Novo Gre-Nal e nova derrota. No dia 5 de agosto, o Inter perdeu para o Grêmio por 2 a 0, na Arena, e foi eliminado do Gauchão. Com o resultado, o clube chegou a nove jogos sem vitória em clássicos. Detalhe que o duelo começou antes mesmo do apito inicial da arbitragem. Horas antes da bola rolar, o Colorado conseguiu um efeito suspensivo no TJD para poder contar com D'Alessandro. O Tricolor tentou cassar a liminar no STJD, mas não obteve êxito. O argentino, no entanto, ficou no banco e acabou não sendo utilizado pelo técnico Eduardo Coudet.
Venda de Bruno Fuchs
No final de agosto, o Inter oficializou o venda de Bruno Fuchs ao CSKA Moscou, da Rússia. A negociação serviu para amenizar a grave situação financeira do clube. Com Coudet, tão logo voltou da seleção olímpica, o zagueiro virou titular da equipe, deixando Rodrigo Moledo no banco de reservas. Pelo Colorado, Fuchs fez 22 partidas como profissional. O time da Rússia pagou cerca de 8 milhões de euros (R$ 51,3 milhões na época) pelo atleta.
Lesões de Guerrero, Saravia e Boschilia
Destaque do Inter até então, Paolo Guerrero rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito na partida contra o Fluminense, pelo Brasileirão, no dia 16 de agosto, o que tirou o centroavante do restante da temporada. Para piorar ainda mais a situação, o mês de outubro não foi nada bom para os colorados. Saravia e Boschilia também acabaram sofrendo graves lesões de joelho e viraram desfalques.
Sequência negativa em clássicos
Pelo segundo ano consecutivo, o Inter não conseguiu derrotar o principal rival. Foram seis Gre-Nais em 2020, com quatro derrotas e dois empates. No confronto do returno da fase de grupos da Libertadores, revés por 1 a 0 em pleno Beira-Rio. No primeiro turno do Brasileirão, na Arena, empate por 1 a 1. O último triunfo do Colorado sobre o Grêmio foi no dia 9 de setembro de 2018, pelo Brasileirão. São 11 clássicos sem vitória.
Retorno de Rodrigo Dourado
Uma grave lesão no joelho esquerdo deixou o volante sem jogar por um ano e três meses. O retorno de Rodrigo Dourado aos gramados foi na vitória por 5 a 3 do Inter sobre o Sport, pelo Brasileirão, no dia 14 de outubro. O atleta entrou no segundo tempo da partida e atuou por cerca de 20 minutos.
Liderança no Brasileirão por 10 rodadas
Com Coudet, o Inter conseguiu se manter no topo do Brasileirão. Em 20 rodadas com o argentino na casamata, o Colorado terminou na liderança da competição em 10. Isso sem contar os jogos atrasados do São Paulo, que foram recuperados posteriormente. O clube gaúcho deixou o primeiro lugar do campeonato ao perder por 2 a 0 para o Santos, na Vila Belmiro, na 21ª rodada, já com Abel Braga de treinador.
Saída de Eduardo Coudet
Após o empate em 2 a 2 com o Coritiba, no Beira-Rio, Eduardo Coudet comunicou à direção da decisão de deixar o Inter. A saída foi confirmada pelo presidente Marcelo Medeiros em 9 de novembro, quando o mandatário se disse surpreendido pelo fato. No período em que esteve em Porto Alegre, o técnico deixou claro algumas divergências com os dirigentes colorados, especialmente sobre a necessidade de reforços para poder brigar por títulos.
Chegada de Abel Braga
O escolhido para substituir Coudet foi um velho conhecido da torcida. Abel Braga, campeão da Libertadores e do Mundial pelo clube em 2006, aceitou o desafio de comandar o Colorado até o final da temporada, em fevereiro de 2021. Na sétima passagem pelo Beira-Rio, o profissional veio acompanhado do auxiliar Leomir de Souza.
Desclassificação para o América-MG na Copa do Brasil
Nas oitavas de final, ainda com Coudet, o Inter deixou o Atlético-GO para trás. Na fase seguinte, o adversário foi o América-MG, de Lisca. No jogo que marcou a reestreia de Abel no comando colorado, derrota por 1 a 0, no Beira-Rio. Na volta, o clube gaúcho até conseguiu devolver o placar, mas acabou eliminado nos pênaltis.
Adeus na Libertadores com vitória sobre o Boca na Bombonera
O roteiro da Copa do Brasil se repetiu na principal competição da América. No confronto de ida, no Beira-Rio, derrota por 1 a 0 para os argentinos com gol de Carlos Tevez. Na Bombonera, o Colorado conseguiu reverter o resultado, mas novamente saiu frustrado nas penalidades. Rodrigo Lindoso e Peglow desperdiçaram as cobranças que acabaram com o sonho do tricampeonato.
Eleição conturbada e novo presidente
O 2020 do Inter também foi marcado por uma disputa eleitoral. O pleito começou a tomar forma com a demissão de Alessandro Barcellos do cargo de vice de futebol. Marcelo Medeiros justificou a medida como a maneira encontrada para blindar o clube das brigas políticas, visto que Barcellos planejava lançar candidatura. Em uma eleição marcada por interferências da Justiça, no dia 15 de dezembro, Barcellos foi eleito como presidente para o triênio 2021-2023.
Despedida de D'Alessandro
No dia 23 de novembro, o ídolo argentino anunciou que deixaria o clube gaúcho ao final do atual contrato, que se encerra em 31 de dezembro, para dar continuidade a carreira como jogador de futebol. A despedida de D'Alessandro do Colorado foi na vitória por 2 a 0 diante do Palmeiras, em 19 de dezembro, no Beira-Rio, quando entrou no segundo tempo para disputar os últimos minutos com a camisa vermelha.
Bicampeonato do Gauchão Feminino
No dia 20 de dezembro, o Inter conquistou o bicampeonato do Gauchão Feminino, ao vencer o Grêmio por 2 a 1 na decisão. Os gols colorados foram marcados por Djeni e Byanca Brasil. Além do título, as Gurias Coloradas chegam a marca de nove partidas de invencibilidade contra as maiores rivais.
Recuperação e volta ao G-4
Com as eliminações na Copa do Brasil e na Libertadores, restou ao Inter buscar a recuperação no Brasileirão. O grupo colorado parece ter assimilado melhor as ideias de Abel Braga e conquistou três vitórias seguidas na competição nacional. Botafogo, Palmeiras e Bahia foram as vítimas. Com os resultados, o clube gaúcho voltou ao G-4, com 47 pontos.
Permanência de Abel até o fim do Brasileirão
A dúvida sobre quem comandaria o Inter até o fim da temporada foi resolvida na segunda-feira (28). O novo presidente Alessandro Barcellos e o técnico Abel Braga conversaram e definiram que o treinador permanece até o encerramento do Brasileirão, previsto para o dia 24 de fevereiro.