O Brasileirão está apenas em sua quarta rodada, mas o Inter pode se gabar por ter assumido o primeiro lugar na tabela de classificação. Com a vitória conquistada sobre o Atlético-GO nesta quarta-feira (19), aliada à derrota do Atlético-MG para o Botafogo, os comandados de Eduardo Coudet alcançaram os mesmos nove pontos que os mineiros, levando vantagem no saldo de gols — cinco contra três.
Para explicar esta liderança provisória no campeonato, GaúchaZH listou cinco motivos que ajudaram a colocar o Colorado na atual posição.
Ataque eficiente
Com sete gols em quatro jogos, o Inter apresenta o melhor ataque da competição até agora (empatado com o Atlético-MG). Além disso, a equipe de Coudet balançou as redes em todas as partidas e, mesmo ao perder o goleador Paolo Guerrero, Thiago Galhardo assumiu o protagonismo contra o Atlético-GO. São números que revelam uma evolução em relação a si mesmo, com o Colorado obtendo a melhor média de gols desde que voltou à elite do futebol nacional. Nos dois anos anteriores, sob o comando de Odair Hellmann, a equipe havia marcado dois gols (em 2018) e cinco (2019) nas quatro rodadas iniciais.
Adversários frágeis
Por mais que o torcedor não goste de ler isso, é preciso ser franco: o Inter não encarou nenhum postulante a título até agora. Dos quatro adversários, dois subiram da Série B (Coritiba e Atlético-GO). Além disso, Santos e Fluminense são clubes de maior tradição, mas que vivem crises financeiras que os impossibilitam de fazer grandes investimentos dentro de campo. O Colorado fez sua parte ao conquistar nove dos 12 pontos em disputa, mas a tendência é que a dificuldade aumente nas próximas rodadas — com Atlético-MG e Palmeiras, já nas quinta e sétima rodadas, respectivamente.
Filosofia de jogo de Coudet
Pode até se discordar dele, mas não se pode acusar o treinador de falta de convicção. Desde que chegou ao Beira-Rio, o treinador argentino implantou um modelo de jogo que prima por um estilo agressivo, com os atletas atuando em linhas muito altas no campo e que se caracteriza pela posse de bola maior do que a do adversário. Isso aconteceu até mesmo quando o Colorado foi derrotado pelo Fluminense, no Maracanã.
Poder de reação
Este Inter de Coudet também mostrou um forte poder de reação até aqui. Mesmo depois de perder um Gre-Nal, que o deixou de fora da final do Gauchão, a equipe não se abateu: foi ao Paraná e venceu o Coritiba. O mesmo aconteceu após o insucesso diante do Fluminense, se reerguendo já na partida seguinte, contra o Atlético-GO.
Jogos atrasados
A campanha colorada até aqui é elogiável, mas não se pode esconder o fato de que nem todos os clubes têm o mesmo número de jogos neste início de Brasileirão. Bahia e Vasco, que jogarão nesta quinta-feira, ostentam 100% de aproveitamento, tendo vencido as duas partidas anteriores. No entanto, não estiveram em campo na primeira rodada. Os baianos, por estarem envolvidos na final do campeonato estadual, e os cariocas por terem como adversário o Palmeiras, que disputava a decisão do Paulistão. Portanto, o Inter não tem o melhor aproveitamento, apesar de ser o time com mais pontos.