Depois de fazer um gol no último lance do jogo, todo o sacrifício do Inter foi por água abaixo nos pênaltis. O 1 a 0 obtido aos 50 minutos do segundo tempo com Yuri Alberto, que seria heroismo, se transformou em decepção com a derrota nos pênaltis por 6 a 5 e a eliminação para o América-MG nas quartas de final da Copa do Brasil.
Agora, o time de Abel precisará direcionar suas forças para o Brasileirão, competição na qual perdeu a liderança e não vence há quatro jogos, e para a Libertadores, cujas oitavas de final terá pela frente o Boca Juniors nas duas próximas quartas-feiras.
Debaixo do temporal que caiu sobre Belo Horizonte, Abel Braga optou pelo time mais experiente possível, na hora do aperto. Onde havia disputa entre guris e cascudos, escolheu os mais veteranos. Na lateral direita, por exemplo, Rodinei no lugar de Heitor.
No meio, D'Alessandro voltou à titularidade, formando um quinteto com os Rodrigos, Dourado e Lindoso, nas primeiras funções, Edenilson aberto pela direita e a novidade, Leandro Fernández na esquerda.
Thiago Galhardo, que chegou da Seleção na madrugada, foi o centroavante. No América-MG, Lisca manteve a estrutura da primeira partida, com o quarteto final Ademir, Geovane, Felipe Azevedo e Rodolfo.
O Inter começou a partida na pressão, evitando correr riscos nas poças d'água que se formaram no Independência. Tratou de jogar a bola para a frente em busca de disputas que lhe favorecessem. A ordem era tentar o sufoco e assustar os mineiros. Até os 15 minutos, funcionou quase tudo bem. Havia insistência e chegada na área, mas sempre faltava um pé ou uma cabeça para completar a jogada. O América-MG baixou as linhas e não se incomodou de dar combate só mais próximo à sua intermediária.
O Inter é a cara da decepção
CONFIRA NA COLUNA
Apesar do volume, não havia conclusão. Chute, mesmo, só dos donos da casa. João Paulo, de longe, arriscou, mas a bola passou por cima do travessão. A primeira conclusão do Inter saiu aos 25. Dourado deu um passe vertical para D'Alessandro, que, com uma finta, clareou o campo. Ele abriu para Moisés, o lateral cruzou rasteiro, a defesa desviou e Galhardo chutou. Messias dividiu e salvou.
A trama D'Alessandro e Moisés foi a responsável pela segunda tentativa mais aguda. O camisa 10 entregou ao lateral, que chutou, mas sem perigo. O primeiro tempo se arrastou até o final sem oportunidades para mudar o placar.
Inter teve um tropeço merecido
CONFIRA NA COLUNA
A volta do intervalo não teve trocas de parte a parte. Sem alterações, o panorama inicial foi igual. O Inter com a bola, mas sem contundência. O América-MG esperando, tendo a vida facilitada pela falta de criatividade gaúcha. Em um contra-ataque, Geovane chutou e Lomba defendeu sem rebote. Novamente, o Inter levou 14 minutos para chutar a gol. D'Alessandro arriscou e a bola explodiu no corpo de Flávio.
No 15º, Abel mexeu no time. Tirou Leandro Fernández e colocou Yuri Alberto. O América-MG obrigou Lomba a trabalhar em cobrança de falta de João Paulo. Também em falta, D'Alessandro fez Matheus Cavichioli tocar a bola pela primeira vez, em um chute com direção, mas sem tanta força.
Aos 24, mais duas trocas: Moisés saiu machucado e deu lugar a Uendel, Dourado, ainda sem o 100% de forma, saiu para a entrada do jovem atacante Caio Vidal, estreante no time principal. A última substituição foi aos 31, Praxedes na vaga de D'Alessandro.
Uma eliminação prevista, mas que conseguiu ser ainda mais dolorosa
CONFIRA NA COLUNA
Aos 24, mais duas trocas: Moisés saiu machucado e deu lugar a Uendel, Dourado, ainda sem o 100% de forma, saiu para a entrada do jovem atacante Caio Vidal, estreante no time principal. A última substituição foi aos 31, Praxedes na vaga de D'Alessandro.
O Inter tentou um sprint nos minutos finais. Edenilson chutou de fora da área, nas mãos de Matheus. Na base da pressão e do escanteio, pressionou. No penúltimo, Galhardo perdeu a chance sozinho na pequena área. No último, um balão para a área foi desviado por Cuesta e Yuri Alberto fez o gol da vitória. O gol dos pênaltis.
Nas cobranças, Léo Passos abriu o placar para os mineiros. Galhardo mudou o estilo, deu uma paradinha e chutou para fora.
Messias superou Lomba na base da força. Lindoso descontou. Daniel Borges bateu por cima do travessão. Edenilson deixou tudo igual. Sabino acertou a paradinha e deslocou o goleiro.
Inter é eliminado nos pênaltis na Copa do Brasil pela quarta vez
CONFIRA NA COLUNA
Yuri Alberto empatou de novo. Marcelo Toscano marcou o quarto do América-MG. A pressão estava toda sobre Rodinei. O lateral resistiu e fez. João Paulo bateu o primeiro da série decisiva e tirou Lomba da foto. Novamente a pressão para o Inter.
O jovem Praxedes bateu bem e superou Matheus. Juninho marcou e mais uma vez transferiu a responsabilidade ao cobrador colorado. Uendel bateu por cima.
O Inter está fora da Copa do Brasil. O América-MG, de Lisca, cria da base colorada, é que enfrentará o Palmeiras na semifinal da Copa do Brasil.
COPA DO BRASIL — Quartas de final (volta) — 18/11/2020
AMÉRICA-MG 0 (6)
Matheus Cavichioli; Diego Ferreira, Messias, Anderson e João Paulo; Flávio (Sabino, 41'/2ºT), Juninho; Geovane (Alê, 24'/2ºT), Ademir (Daniel Borges, 46'/2ºT) e Felipe Azevedo (Toscano, 41'/2ºT); Rodolfo (Léo Passos, 24'/2ºT)
Técnico: Lisca
INTER 1 (5)
Marcelo Lomba; Rodinei, Zé Gabriel, Víctor Cuesta e Moisés (Uendel, 24'/2ºT); Rodrigo Dourado (Caio Vidal, 24'/2ºT), Rodrigo Lindoso, Edenilson e D'Alessandro (Praxedes, 31'/2ºT) e Leandro Fernández (Yuri Alberto, 15'/2ºT); Thiago Galhardo
Técnico: Abel Braga
Gols: Yuri Alberto (I), aos 50 minutos do segundo tempo.
Nos pênaltis: Léo Passos, Messias, Sabino, Marcelo Toscano, João Paulo, Juninho marcaram e Daniel Borges errou para o América-MG. Lindoso, Edenilson, Yuri Alberto, Rodinei, Praxedes fizeram, Galhardo e Uendel erraram para o Inter.
Cartões amarelos: Juninho, Felipe Azevedo (A), Cuesta (I).
Local: Independência, Belo Horizonte.
Arbitragem: Vinícius Gonçalves Dias Araújo, auxiliado por Marcelo Van Gasse (Fifa) e Neuza Ines Back (Fifa). VAR: Rodrigo Guarizo do Amaral (todos de SP).
Próximo jogo
Brasileirão — 22ª rodada — 22/11/2020
18h15min — Beira-Rio
Inter x Fluminense