O Grêmio largou em vantagem na disputa das semifinais do Gauchão. Debaixo de muita chuva na tarde deste sábado (16) em Caxias do Sul, o Tricolor venceu o Caxias por 2 a 1 no estádio Centenário. Cristaldo e Diego Costa, de pênalti, fizeram os gols gremistas. Du Queiroz, contra, marcou para os donos da casa. A vitória na Serra garante que o time de Renato Portaluppi possa até empatar o jogo de volta, marcado para o dia 26 deste mês, para chegar à final.
Oito semanas depois do confronto entre os times na estreia do Gauchão, Caxias e Grêmio voltaram a se enfrentar. Renato escolheu dar sequência ao time que bateu o Brasil-Pel para o começo das semifinais. Mesmo com Marchesín liberado, o técnico optou por manter Caíque como o titular no gol. Kannemann e Geromel jogaram juntos fora de Porto Alegre pela primeira vez no ano. Do meio para a frente, o mesmo time das últimas duas partidas.
A chuva que caiu em Caxias do Sul deixou o gramado do Centenário longe das melhores condições. Algumas poças no campo atrapalharam a troca de passes. Mesmo assim, o Caxias conseguiu ter muito volume de jogo. Mas foi o Grêmio que soube ser efetivo no primeiro tempo.
O Grená ameaçou em chutes de fora da área e lances de bola parada. Na primeira oportunidade, com nove minutos de jogo, Elyser forçou Caíque a fazer uma grande defesa em uma bomba da intermediária. No rebote, Emerson acertou o rosto de Geromel e o Tricolor escapou de levar o gol.
Um falha de comunicação quase custou caro ao Grêmio. Em cobrança de falta lateral, Álvaro não foi marcado e o centroavante cabeceou com perigo em direção ao gol de Caíque aos 15. Emerson Martins também forçou o goleiro gremista a fazer boa defesa aos 17.
O que diz a regra sobre o polêmico gol do Caxias contra o Grêmio
Confira a coluna
Após suportar a pressão do adversário, o Grêmio abriu o placar em seu primeiro ataque. Villasanti se soltou ao campo de ataque e fez o cruzamento. Cristaldo tentou primeiro de cabeça, mas parou em Volpi. No rebote, o argentino bateu de pé esquerdo e conseguiu bater o goleiro com 20 minutos de jogo.
Cristaldo também estava envolvido em outro lance na área do Caxias. O meia trombou com Barba e ficou na bronca com o árbitro Roger Goulart por não ter o pênalti marcado. O lance foi revisado pelo VAR, mas a penalidade não foi confirmada.
O Grêmio e a arbitragem que preocupa
Confira a coluna
O clima quente custou dois amarelos, um para cada time, no fim do primeiro tempo. Cristaldo tentou dar uma caneta em Elyeser após a marcação de uma falta em frente ao banco de reservas do Grêmio. Os dois trocaram empurrões e o árbitro deu um amarelo para cada um para tentar acalmar os ânimos.
As duas equipes voltaram sem trocas para o segundo tempo. O que mudou foi o volume da chuva. Os jogadores voltaram do intervalo com um temporal caindo no gramado. Uma escapada em velocidade de Diego Costa quase resultou em gol. Mayk encontrou o centroavante, que disparou do meio do campo em direção ao gol do Caxias. Só que Volpi conseguiu fazer a defesa e evitar o segundo gol gremista, com 10 minutos.
Cristaldo encontrou Villasanti nas costas das defesas do Caxias. A finalização explodiu em um marcador e na sequência do lance Diego Costa foi derrubado na área por Marcelo e o pênalti foi marcado, com 19 minutos. O centroavante bateu e converteu. Seu terceiro gol em três partidas pelo clube.
Temos centroavante para a Libertadores
Confira a coluna
Renato resolveu fechar o Grêmio logo após o gol. Saíram Cristaldo, Pavon e Pepê para as entradas de Dodi, Nathan Fernandes e Du Queiroz. Um tripé de volantes para tentar conter as investidas do Caxias. Mas a medida não deu certo. Após uma falta na lateral da área, o Caxias encontrou um gol. Caíque saiu mal do gol, a bola bateu em Du Queiroz e entrou. Eram 30 minutos. Após a análise no VAR, o gol foi confirmado: o juiz entendeu que Álvaro, impedido, não teve interferência na jogada. J.P Galvão entrou no lugar de Diego Costa. Rodrigo Ely também foi chamado pelo técnico do Grêmio para proteger os muitos cruzamentos feitos pelo Caxias. Gustavo Nunes saiu para a mudança tática.
Diego Costa precisou de pouco tempo para repetir o que fez em todo 2023
Confira a coluna
Uma única escapada do Grêmio aconteceu após as mudanças. Nathan Fernandes recebeu de João Pedro e tocou para J.P Galvão na área, mas o centroavante se atrapalhou ao tentar o domínio e perdeu a oportunidade.
Todo recuado para manter a vitória, o Grêmio soube suportar a pressão do adversário para garantir a vantagem para o jogo de volta.
FICHA TÉCNICA
Gauchão
Semifinal (ida) - 16/3
Caxias (1)
Fabian Volpi; Marcelo, Denilson, Cézar Henrique e Dudu Mandai (Peu, 10'/1ºT); Barba, Elyeser (Pedro Cuiabá, 41'/2ºT), Emerson Martins (Robinho, 8'/2ºT) e Tomas Bastos; Vitor Feijão (Galvan, 41'/2ºT) e Álvaro (Joel, 41'/2ºT). Técnico: Argel Fuchs.
Grêmio (2)
Caíque; João Pedro, Geromel, Kannemann e Mayk; Villasanti e Pepê (Du Queiroz, 25'/2ºT); Pavon (Nathan Fernanes, 25'/ºT), Cristaldo (Dodi, 25'/2ºT) e Gustavo Nunes (Rodrigo Ely, 38'/2ºT); Diego Costa (J.P Galvão, 35'/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi
- GOLS: Cristaldo (G) aos 20min do 1º tempo; Diego Costa (G), aos 21min, e Du Queiroz (C, contra), aos 30min do 2º tempo
- CARTÕES AMARELOS: Marcelo, Cézar Henrique, Elyeser, Pedro Cuiabá e Barba (C); Kannemann, Cristaldo, Diego Costa, Villasanti e Mayk (G)
- ARBITRAGEM: Roger Goulart, auxiliado por Tiago Augusto Kappes Diel e Jorge Eduardo Bernardi. VAR: Douglas Schwengber da Silva
- PÚBLICO: 5.510 (5.056 pagantes)
- RENDA: R$ 175.550
- LOCAL: Estádio Centenário, em Caxias do Sul
Próximo jogo
Terça-feira, 26/3 - 21h
Grêmio x Caxias
Arena do Grêmio - Semifinal (volta)