Você já deve ter escutado que os alimentos antioxidantes trazem inúmeros benefícios para sua saúde e estão diretamente ligados ao bom funcionamento das células do corpo humano. Além disso, evitam os efeitos do estresse e o envelhecimento precoce.
Os radicais livres são as substâncias associadas a essa perda de jovialidade por impactarem diretamente no aspecto da pele, por exemplo. A partir dos 18 anos, ocorre uma diminuição de enzimas protetoras, responsáveis por controlar o nível desses radicais produzidos pelo metabolismo. É aí que entram os antioxidantes, que vão contribuir para um envelhecimento mais saudável.
Vitamina E
Também conhecida como tocoferol, a vitamina E possui papel importante no combate de radicais livres formados metabolicamente ou encontrados no ambiente externo, como a poluição. Ela tem ainda uma associação importante com o colágeno, ajudando na firmeza da pele. Outra função dessa vitamina é auxiliar na cicatrização e na hidratação da pele, tornando-a mais macia e bonita.
- Alimentos ricos em vitamina E: oleaginosas, cereais integrais, óleos vegetais, sementes de abóbora, semente de girassol e ovos.
Vitamina C
A vitamina C pode atuar como bloqueadora de radicais livres com um efeito protetor sobre a célula. No organismo, tem ainda outro papel importante na promoção da saúde da pele: a função de hidroxilação dos aminoácidos prolina e lisina, essenciais na transformação do pró‐colágeno em colágeno. O que isso significa? A vitamina C está diretamente relacionada com a produção de colágeno.
- Alimentos ricos em vitamina C: laranja, kiwi, limão, tangerina, acerola e brócolis.
Vitamina A e betacarotenos
Conhecida como retinol, ela é outro poderoso antioxidante que atua no fortalecimento do sistema imunológico, no combate à acne e inibe a carcinogênese, ou seja, a formação do câncer. Também tem papel importante na formação do colágeno e está associada à renovação celular. A vitamina A existe na forma de betacaroteno, que são carotenóides encontrados nas frutas e vegetais, responsáveis pela coloração vermelha e alaranjada.
- Alimentos ricos em betacarotenos: cenoura, mamão, manga, pimentão, batata-doce, abóbora, caqui.
Manter uma alimentação rica em antioxidantes é importante, mas lembre-se de evitar hábitos que possam prejudicar sua saúde como alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar e sódio, aditivos químicos e o sedentarismo. Para ajustar os melhores alimentos à sua necessidade nutricional individualizada, a dica é consultar seu médico ou nutricionista.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.