Após a gravidez, uma questão que sempre aparece para as mulheres é: como recuperar a antiga forma e conseguir manter um corpo saudável após o parto. Assim como em outras fases da vida, a dupla infalível boa alimentação + exercícios físicos é a grande estrela desse momento. Mas o pós-parto é um período em que se deve ter alguns cuidados.
Alimentação
- Arroz, feijão, vegetais, frutas, castanhas, sementes: seu prato deve ter muita variedade e muitas cores! Dê preferência aos orgânicos, naturais e integrais.
- Não é o momento de fazer dietas restritivas. O seu corpo está precisando de muita energia para se recuperar da gestação, do parto e para manter a produção de leite (se você estiver amamentando). Existe um grande risco de mãe e bebê enfrentarem deficiências nutricionais caso dietas restritivas sejam adotadas neste momento.
- Coma com frequência. Evite longos períodos em jejum.
- Beba muita água! Além de garantir a hidratação do seu próprio organismo, também ajuda a aumentar a produção do leite. Aqui também vale infusões de ervas, flores e frutas, água com gás, saborizadas e sucos, principalmente os cítricos após as refeições principais. Só não consuma em excesso, pois eles fornecem muitas calorias também.
- O que a mãe ingere influencia diretamente os componentes nutricionais do leite. Assim, quando a mulher mantém um bom estado de saúde e alimentação, não somente seu leite será adequado, como ela recupera o peso saudável mais rapidamente e o bebê permanece bem nutrido.
- Como cada caso é um caso, mas, em geral, alguns alimentos são conhecidos por causar desconfortos nos bebês. Por isso, talvez seja interessante as mamães evitarem o consumo em excesso de: cebola, repolho, leite de vaca, cafeína, alimentos industrializados com muitos aditivos alimentares e embutidos.
Exercícios físicos
Após a liberação do médico, voltar a se exercitar é uma ótima maneira de estimular o retorno do corpo a uma boa forma física. Em geral, se o parto é natural, a orientação é permanecer cerca de 15 dias de resguardo. Já se o parto for cesárea, cerca de 30 dias são necessários. Em relação aos benefícios:
- Melhora eventuais dores nas costas, pernas e braços.
- Todas as atividades físicas são liberadas, contudo, é necessário cuidar algumas adaptações específicas para o momento, como posturas, intensidade e volume dos treinos, que devem ser menores. Também é bom evitar saltos por conta dos seios, que estão inchados, volumosos e em seu momento de máxima produção de leite.
- As atividades físicas liberam hormônios do prazer e bem-estar, o que garante equilíbrio emocional, algo muito importante para as mamães nesta fase, que costuma provocar oscilações de humor, inseguranças e incertezas. Se sentir mais animada, disposta e mais feliz vai ser muito importante para as mulheres no pós-parto.
- É indicado praticar atividades físicas após amamentar, para que o peso dos seios não prejudique tanto a execução dos exercícios e que a produção de lactato (que pode ser intensa dependendo do exercício) não produza cólicas no bebê.
Importante: respeite seus limites
Ter esse momento para si mesma, em que você vai poder se desligar um pouquinho, relaxar, se dedicar à sua saúde também faz parte de um pós-parto com equilíbrio. Respeite sempre seus limites e não cometa nenhuma "loucura" – nem na alimentação, nem nos exercícios físicos.
Naturalmente, com paciência e comedimento, seu corpo vai voltar a ser o que você reconhece de antes da gestação. Curta o momento com o bebê e se preocupe em oferecer, tanto para ele, quanto para você, a melhor qualidade de vida possível, dentro do que é praticável no momento.
Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de ioga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.