Época de verão traz mais energia e vontade de ficar ao ar livre e praticar atividades físicas. É quando a gente está com a rotina mais leve, menos estressante, tem mais tempo de luz solar depois do trabalho ou mesmo durante as férias, ou seja: é a receita perfeita para aproveitar e tirar do papel a meta de iniciar a prática de exercícios.
Para que esse momento não traga malefícios para a sua saúde, alguns cuidados são necessários. Veja o que fazer e o que evitar para curtir e manter a forma em uma prática segura:
Horário do treino
Evite esforço físico quando o sol está a pino. Dê preferência aos treinos antes das 10h e depois das 17h.
Protetor solar
Use sempre! Mesmo que você se exponha em horários de sol mais ameno, os raios ultravioletas podem causar danos nessa época do ano, em que temos as mais altas taxas de incidência deles.
Beba água
Digo, repito e reforço mais uma vez – se hidrate! Não espere sentir sede. Beba bastante água ao longo do treino. Vá bem hidratado para o exercício. E nem pense em praticar depois de ter consumido bebida alcoólica.
O que vestir?
Para ter o melhor desempenho, a roupa que usamos também é importante. Ela influencia na proteção contra raios UV, na mobilidade e até no ajuste da temperatura corporal.
Tops
Dê preferência aos que mantêm os seios firmes, para evitar que eles fiquem doloridos pela movimentação excessiva e, também, que gerem alguma sobrecarga nas costas. O uso do biquíni para treinar não é indicado para mulheres com seios muito fartos.
Legging
Sugiro essa opção para evitar que o atrito entre as coxas "asse" a pele e até mesmo para proteger da radiação solar excessiva. Mas quem prefere pode usar shorts ou bermudas.
Tênis
Priorize os que têm tecidos que ajudem a evaporar o suor dos pés e que tenham solados de borracha, para aumentar a aderência e a segurança durante a prática. E a sola não deve ser muito alta para não causar instabilidade no tornozelo. Isso pode aumentar o risco de entorses.
Bonés e viseiras
Se for praticar quando o sol estiver muito forte, use bonés e viseiras para aumentar a proteção do rosto e dos olhos. Se você tiver o cabelo muito ralo e/ou muito fino, passe protetor solar na cabeça também.
Lembre que a viseira pode ser mais "confortável" por aquecer que um boné, mas também deixa o couro cabeludo diretamente exposto aos raios solares.
Óculos de sol
Use óculos escuros de qualidade, que tenham fator de proteção nas lentes – esse é realmente um investimento necessário. Produtos comprados de ambulantes geralmente não possuem. A lente escura faz com que a nossa pupila abra mais e, consequentemente, os raios UV penetram mais, gerando alto risco de queimaduras na córnea e na retina.
Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de ioga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.