A Lonely Planet lançou nesta terça-feira (23) sua coleção anual de melhores destinos, tendências, jornadas e experiências para o próximo ano. No Lonely Planet's Best in Travel 2019, os especialistas da editora de guias e revistas de viagem revelam os 10 países, cidades, regiões e lugares com o melhor custo-benefício para se visitar.
O Sri Lanka, uma ilha multidimensional, conquistou o primeiro lugar entre os países para se viajar em 2019, enquanto a Alemanha ficou em segundo, e o Zimbábue, em terceiro. Copenhague, a "capital cool" da Dinamarca, foi nomeada a cidade número 1 por sua cena gastronômica mundialmente famosa e posto de potência do design, seguida pelo "vale do silício" chinês, Shenzhèn, e a emergente capital sérvia da juventude e da cultura, Novi Sad.
A região número 1 é Piemonte, na Itália, lar de Leonardo Da Vinci e patrimônio da Unesco. Celebrando os 50 anos de Woodstock, a cidade americana de Catskills aparece em segundo lugar, seguida pelo norte do Peru. O sul do Vale do Nilo, no Egito, Lódz, na Polônia e as Montanhas Great Smorky, nos Estados Unidos, foram escolhidos os três destinos com melhor custo-benefício em 2019.
Top 10 países
3. Zimbábue
5. Quirguistão
8. Bielorrússia
9. São Tomé e Príncipe
10.Belize
Top 10 Regiões
1. Piemonte, Itália
2. Catskills, EUA
3. Norte do Peru
4. Austrália Central
6. Extremo oriente da Rússia
7. Gujarat, Índia
8. Manitoba, Canadá
10. Vale do Elqui, Chile
Top 10 Cidades
1. Copenhague, Dinamarca
2. Shenzhèn, China
3. Novi Sad, Sérvia
5. Kathmandu, Nepal
7. Dakar, Senegal
9. Zadar, Croácia
10. Meknès, Marrocos
Destinos com melhor custo-benefício
1. Sul do Vale do Nilo, Egito
2. Lódz, Polônia
3. Montanhas Great Smoky, EUA
4. Maldivas
5. Houston, EUA
6. Argentina
7. Bangladesh
8. Albânia
9. Equador