Por Vinícius Fontana, especial
Para quem planeja ver natureza, cidades históricas e degustar sabores únicos, a pedida do momento na Europa é a Escócia. O país foi escolhido pela editora Rough Guides como o segundo melhor destino do mundo para se visitar em 2017.
Aos que desejam cair na estrada, a dica é explorar as montanhosas Terras Altas (Highlands, em inglês). Com a queda no preço da libra esterlina e o fechamento de pedágios, a região se tornou mais acessível aos brasileiros. A boa infraestrutura aliada ao cenário de cinema (ali foram filmados Harry Potter, 007: Operação Skyfalle a série Game of Thrones) fazem do passeio uma excelente opção.
Leia também
Da Croácia à Irlanda do Norte: confira 35 locações de "Game of Thrones"
Um roteiro pelo interior da Inglaterra, de Sul a Norte, em nove dias
Confira locações de grandes filmes na Grã-Bretanha
O melhor ponto de referência nas Terras Altas é Inverness, apelidada de "a capital das Highlands", com hotelaria, compras e restaurantes. Para um "pint" de cerveja gelada, a dica é parar no The Castle, ao pé do castelo de Inverness. Apenas 10 quilômetros ao sul, encontra-se o Lago Ness. Outrora famoso pelas lendas sobre o monstro que habitaria suas águas, agora o lago (que, na verdade, é uma laguna) é referência para passeios turísticos. Em menos de uma hora, é possível circulá-lo de carro.
Clique na imagem e acesse a galeria de fotos da viagem
Um dos roteiros mais conhecidos das Terras Altas é o North Coast 500, rota de mais de 800 quilômetros circula o norte da Escócia, passando por castelos, praias e falésias. Os principais pontos turísticos são o Dunrobin Castle, os despenhadeiros de John O'Groats e Cape Wrath. Aproveite para provar o legítimo uísque escocês em destilarias próximas à estrada, como a Glen Ord e a Glenmorangie.
Outro destino muito procurado é a Ilha de Skye. A cerca de três horas e meia de Inverness, o local apresenta uma paisagem mais isolada, com picos menos íngremes e sem muitas árvores. A maior cidade é Portree, com menos de 2,5 mil habitantes e uma estrutura básica de serviços voltados ao turismo, mas que serve como base para explorar a região. Uma opção é estacionar o carro e caminhar pelas colinas ao norte e avistar o mar a partir de uma formação rochosa conhecida como o Old Man of Storr.
Por fim, é indispensável ir de Inverness até Fort William, pequena e adorável cidade na base da maior montanha do Reino Unido (Ben Nevis). É um lugar perfeito para experimentar a culinária local, quem sabe até se aventurar e provar o haggis, o mais famoso prato escocês, feito de bucho de carneiro recheado com vísceras e farinha de aveia (é mais gostoso do que a descrição sugere).
Após, pegue o carro e visite o viaduto de Glenfinnan – onde foi filmado o Expresso de Hogwarts dos filmes de Harry Potter – e a vila de Glencoe, ideal para ver o pôr do sol refletido no Lago Leven.
A mão inglesa
Uma das maiores preocupações dos motoristas é como dirigir no lado contrário e com o volante à direita. Adaptar-se ao sistema invertido é mais fácil do que parece, e a carteira brasileira de motorista é aceita em todo o Reino Unido (caso alguém questione, insista, o Brasil tem acordos que garantem a legalidade do documento).
Alguns cuidados são necessários, claro. Um dos erros mais comuns é entrar na pista contrária em curvas e rotatórias. Outro problema é a tendência de permanecer mais à esquerda na via: em muitos trechos, não há acostamento, e você corre o risco de acidente.
*Formado em jornalismo pela UFRGS em 2011, Vinícius está fazendo mestrado em Mídia e Política pela Universidade de Amsterdã (Holanda)