O período de férias aquece o setor de viagens em Passo Fundo, com aumento da procura por destinos nacionais e internacionais. Além das tradicionais visitas ao litoral gaúcho e catarinense, os passo-fundenses também se organizam para roteiros mais longos, aproveitando o período de janeiro a março para conhecer o nordeste brasileiro e países da Europa e América do Norte.
Para além dos pontos turísticos, passeios que oferecem experiências, sejam culinárias ou culturais, tem impulsionado esse cenário. Quem observa a mudança é Bruna Lago Busato, a diretora de uma agência de viagens no mercado há 30 anos:
— As pessoas estão buscando experiências exóticas, viagens fora do óbvio, que vão transformá-las. Ao longo dos anos as viagens se tornaram prioridade, ao invés de investir num bem material. As pessoas querem investir seu dinheiro com cultura.
Olhar para as viagens com um investimento é o que faz com que os destinos não deixem de ser visitados, mesmo com fatores externos como a oscilação no câmbio de moedas estrangeiras. Conforme Bruna, por ser algo considerado “primordial”, as pessoas têm reduzido o período da estadia, mas não deixado de realizar os passeios.
Itália em alta
Com múltiplas rotas partindo de Passo Fundo, são dois os principais perfis dos viajantes do início do ano: os que querem aproveitar o verão, ou fugir dele para países do hemisfério norte.
— Quem opta por viajar no Brasil, para aproveitar o verão, tem como queridinhas as cidades de Maceió (AL), Praia do Forte (BA), Porto de Galinhas (PE), Fernando de Noronha (PE) e São Miguel dos Milagres (AL). Quem não gosta do verão tem ido para os Estados Unidos, Suíça e principalmente a Itália — pontua Bruna.
A produtora rural Vivian Ferreira já fez esse roteiro e resolveu voltar. No ano passado, ela focou em passeios gastronômicos com casais de amigos na Puglia, região sul da Itália, e em 2025 voltará para conhecer o litoral na ilha de Sardenha.
— Fomos pra uma das regiões mais bonitas da Itália. Vimos paisagens de tirar o fôlego e tivemos experiências gastronômicas que superaram as minhas expectativas. Desta vez vamos conhecer a ilha de Sardenha, com experiências enogastronômicas — compartilhou Vivian.
Viajando com a família até a Finlândia, o advogado Francisco Deboni Mounzer também deve conhecer as tradições italianas em busca de experiências da cultura, história e arquitetura, além de vivenciar o inverno europeu.
— Passaremos por Milão, Florença, Veneza e Nápoles. São destinos valorizados por nós por conta da culinária e todo o contexto histórico dessa região. A influência que a arquitetura de lá exerce em todo o mundo e alguns marcos iniciais na história da arquitetura em geral que aconteceram lá também são fortes atrativos para frequentarmos o país — destacou.