Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
"Litoral e capital", por Miguel Mantovani Dalla Coletta
A Croácia é um destino rico em diversidade para quem busca lindas praias, história, cultura e preços muito mais atrativos do que os destinos mais badalados e tradicionais do oeste europeu. A capital, Zagreb, é uma cidade com muitas opções gastronômicas e de intensa vida noturna. Já para o Sul, há dezenas de praias de tirar o fôlego à beira do Mar Adriático.
Bem ao leste do país, fica Dubrovnik e suas muralhas que são Patrimônio Mundial da Unesco. Parte dos historiadores acreditam que a cidade foi fundada antes de Cristo. Nela, foram gravadas muitas cenas de Games of Thrones — inclusive, existe um roteiro turístico específico para os amantes da série.
Seguindo para Oeste, há outras praias paradisíacas, como Brela (foto), um vilarejo com menos de 2 mil habitantes escondido entre uma estrada na beira das montanhas e o mar; e Bol, paraíso com pouco mais de 1,5 mil habitantes que fica na ilha de Brac.
Há também Split, uma grande cidade que respira história e tem praias, bons restaurantes e bares — lá, tudo acontece dentro das muralhas da cidade, onde é possível conhecer o Palácio Diocleciano, Patrimônio da Unesco construído entre 284 e 305. Fica a dica de subir a colina Marjan, pois a vista de lá é de tirar o fôlego. Split é o ponto de partida dos barcos para muitas ilhas famosas como Brac e Hvar — esta última, destino obrigatório para quem curte vida noturna até o amanhecer, além de várias opções de praias fantásticas, é claro.
Todo o litoral croata conta com excelente estrutura, vastas opções de restaurantes e bares. O destaque, porém, é o mar de águas calmas e cristalinas, que variam do verde ao azul-turquesa, ricos de vida marinha e ótimos para mergulhos com snorkel.
Perfil
Miguel Mantovani Dalla Coletta, 43 anos, é arquiteto e urbanista em Porto Alegre. Esteve na Croácia em setembro de 2016
Confira outros relatos dos leitores
"Dubrovnik é um verdadeiro paraíso localizado na Costa da Croácia. A cidade abriga tanto belezas naturais — como as lindas praias — quanto arquitetônicas. A muralha que cerca a Cidade Velha é uma atração imperdível. Os muros foram erguidos por volta do século 10 e sua altura chega a 25 metros. Percorrendo a muralha, temos vistas exuberantes."
Tamir Bukowski
De Porto Alegre, em junho de 2018
"Próximo a Zagreb, fica o imperdível Parque Nacional de Plitvice, Patrimônio Mundial da Unesco, com 16 lagos, cascatas, grutas e cavernas nas montanhas cobertas pelas florestas de rica flora e fauna."
Vera Suzana Fischer, Julia Figueiredo e Beatriz Petek
De Porto Alegre, em maio de 2017
"Maravilhosa cidade localizada na costa da Istria, Rovinj já fez parte dos impérios bizantino, romano e austríaco, entre outros. A charmosíssima cidade antiga está localizada em uma península ovalada, com graciosas ruas calçadas de pedra e casas coloridas que mesclam a arquitetura tradicional croata com a veneziana. Pequenos e aconchegantes restaurantes, cafés, galerias de arte e um belíssimo artesanato. É extremamente linda e romântica, especialmente ao entardecer, com um pôr do sol deslumbrante, seja visto do centro histórico ou de uma das várias enseadas e praias de água turquesa."
Helga Pichler
De Porto Alegre, em junho de 2017
"Na costa da Croácia, começamos a rota pelo litoral por Zadar, seguindo por uma sucessão de praias e vilarejos, cada qual mais encantador que o outro: Sibenik, Primosten e Trogir, até chegar a Split, Patrimônio da Unesco. A cidade nos conquistou de cara com sua arquitetura medieval e alegria contagiante. Dali se dá o melhor acesso para as ilhas paradisíacas do Adriático (conhecemos Hvar e Vis)."
Antônio Pozzer
De Porto Alegre
"A paisagem natural é uma tônica do turismo na Croácia, como o Parque Plitvice, Patrimônio Natural da Humanidade, com seus 16 lagos de águas azuis — às vezes esverdeadas — interligados por cachoeiras. Mais adiante, a cidade de Opatjia, um dos destinos de verão da aristocracia do império austro-húngaro no século 19, segue bem frequentada. Aliás, as cidades croatas contam a história desde romanos e da Idade Média e interessam a todos viajantes."
Marisa Defavery Schmitt Prym, Carolina Sopel Defavery e Raquel Schmitt Prym
Em 2011
"A cidade alta (Upper Town) é cheia de charme e reúne muitos pontos de interesse de Zagreb, como o mercado Dolac, a Igreja de São Marcos, o museu de relacionamentos quebrados, Kamenita Vrata (portão de pedra) e a Catedral (Kaptol). A Praça de São Marcos é emblemática. No centro da praça, está a Igreja de São Marcos, famosa por seu teto representando as armas do Reino Tripartido (Croácia, Dalmácia e Eslavônia) e as da cidade de Zagreb."
Giscard Stephanou
De Porto Alegre, em fevereiro de 2018
"Ruínas do palácio construído pelo imperador romano Diocleciano, no ano de 294 d.C., em Split. É Patrimônio da Humanidade. Nesse local, foram gravadas algumas cenas da série Game of Thrones."
Neiva Alves de Siqueira
De Porto Alegre, em outubro de 2016
"Arthur adorou o local. Muitas trutas nas águas cristalinas no parque Plitvice, protegido pela Unesco."
Livio Paskulin
"Escultura de Antun Gustav Matos em Zagreb."
Tânia Dahmer e Inácio Kliemann
De Caibaté, em 2014
"O Parque Nacional de Plitvice, na Croácia, localiza-se num magnífico bosque com 16 lagos naturais conectados entre si, formando uma série de cachoeiras e cascatas de águas azuis/verdes e límpidas. O passeio pelo parque pode ser feito em barcos e, depois, a pé, pelas diferentes trilhas, utilizando os caminhos de terra às margens dos lagos e, também, as passarelas de madeira que cruzam esses lagos. O parque é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1979."
Rosane Ferreira Brochado
De Porto Alegre, em agosto de 2016
"A Croácia nos brinda e surpreende com uma rica história e paisagens deslumbrantes. Aqui do alto da Fortaleza Espanhola, uma vista espetacular do porto e cidade de Hvar, junto ao Mar Adriático. Hvar é uma das mais conhecidas ilhas do litoral croata. Badalada e na moda, já tem fama de 'nova Ibiza' e junta história, praia e diversão em um só lugar, sem falar nas vinícolas e plantações de lavanda. Lugar mais completo, impossível."
Valderez Anzanello
De Veranópolis, em maio de 2014
"Tivemos a sorte de pisar em solo croata no dia em que a Croácia viveu a vitória da participação na final da Copa do Mundo pela primeira vez. Meu marido, nosso filho e eu assistimos ao jogo no telão de um restaurante na Sunset beach no meio dos croatas. Sentimos de perto a vibração e o orgulho de um povo simpático e bem preparado para receber o turista, mas que ainda enfrenta uma das mais elevadas taxas de desemprego dentre os países da comunidade europeia.
País surpreendente, acolhedor, organizado, às margens do Mar Adriático, a Croácia nos encantou e impressionou com sua beleza e história, com as marcas de tiros ainda visíveis nos prédios, que fazem lembrar o conflito e sofrimento recentes de uma nação que atualmente recebe milhares de turistas de todos os cantos do planeta com segurança e tranquilidade.
Por vários dias, circulamos pelo litoral da Dalmácia. Primeiro, visitamos Dubrovnik e as maravilhas da cidade antiga murada construída nos penhascos e muito bem preservada, bem como as praias e ilhas próximas à cidade. Depois de alguns dias, dirigimos até o local de acesso ao ferryboat para irmos à cidade de Hvar, de estilo veneziano, com praça central e vielas adjacentes repletas de restaurantes, bares e lojas. Na ilha de mesmo nome, há praias deslumbrantes de águas translúcidas, com rochas e pedras de tamanhos e cores variados e caminhos de acesso cercados por parreirais, plantações de oliveira e lavanda.
Por último, pegamos outro ferryboat em Stari Grad e, de volta ao continente, passamos dois dias na cidade de Split, ficando hospedados dentro das ruínas do Palácio do imperador romano Diocleciano. Passeio inesquecível, que nos mostrou o momento presente, com sensações de passado, de uma nação desenvolvida e guerreira. Parabéns, Croácia! Hvala, Hvartska! (Obrigada, Croácia!)"
Josiane Perin Dallagnese e Jeferson Félix de Oliveira
"Uma excelente forma de apreciar Dubrovnik é fazendo o passeio de cable car (bondinho). A cidade fica ainda mais bonita vista lá de cima do Monte Srd, e as paisagens são de tirar o fôlego!"
Eduarda Kraemer Cano
Em maio de 2018
"Um país costeado pelo Mar Adriático, com praias lindíssimas e montanhas encantadoras. A região dos Lagos Plitvice, no verão, ostenta a beleza de lagos azuis, e no inverno, a neve dá o seu espetáculo particular."
Ana Lúcia Imhoff
De Lajeado, em fevereiro de 2018
"Dubrovnik é uma cidade costeira da Croácia localizada no extremo sul da Dalmácia. Conhecida como a pérola do Adriático, esta cidade rodeada por muralhas e fortificações, desde 1979, está classificada como patrimônio mundial pela Unesco. Este belíssimo lugar ao lado do Mediterrâneo encanta por suas belezas naturais e nos traz conhecimentos históricos da Idade Média. Caminhar pelas muralhas que circulam a cidade foi uma experiência inesquecível. A culinária voltada aos frutos do mar também é excelente o que encanta a todos."
José Roberto dos Santos Pires
De Porto Alegre, em maio de 2018
"Dubrovnik é uma cidade no sul da Croácia, em frente ao Mar Adriático. É conhecida pela sua distinta Cidade Velha, rodeada por enormes paredes de pedra concluídas no século 16. Se recuperou dos danos de guerra que sofreu durante a década de 1990, e os visitantes voltaram a visitar esta cidade. Aninhado entre o Adriático e os Alpes Dináricos, é um refúgio acessível e econômico para muitos viajantes europeus que querem fugir da cidade grande. O centro histórico só para pedestres é especialmente charmoso."
Norma Schneider
De Panambi
"O mercado a céu aberto de Dolac é um dos pontos altos de Zagreb, já que você pode ver uma variedade de frutas, legumes, peixe, carne, flores, artesanato, suvenires e roupas. Uma das peculiaridades de Zagreb são os mercados ao ar livre. Quase todos os bairros têm o seu, mas o mais conhecido é o Dolac, ao lado da Catedral. O mercado é o único chamado 'o ventre de Zagreb', onde os produtores encontram os produtos de época de qualquer região. A cidade decidiu destruir as casas de Dolac em princípios de século 20 para instalar o mercado contemporâneo com três níveis de altura."
Luciano Martins
De Gravataí, em abril de 2016
"A Igreja de São Marcos em Zagreb, um dos monumentos mais antigos da cidade, datado de 1880, com seus azulejos coloridos e os brasoes de armas da Croácia, Dalmácia e Eslovênia e o brasão de Zagreb, é uma visita obrigatória nesse belo país."
Carlos Alberto Morais Cava
De Porto Alegre, em setembro de 2014
"Dubrovnik, citada como a Pérola do Mar Adriático, está situada na região da Dalmácia, sudeste da Croácia. Impressionam suas igrejas barrocas e renascentistas e suas imponentes muralhas medievais que cercam a cidade. O turismo é intenso, atualmente potencializado pelas filmagens de cenas gravadas de Games of Thrones."
Santiago e Maria das Graças Mascia
De Porto Alegre, em junho de 2014