Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
"Antiga e moderna", por Anderson Corrêa dos Santos
Estive na Cidade do Panamá em fevereiro de 2012, para uma participar da convenção da empresa onde trabalhava. Fiquei encantado com a arquitetura da capital panamenha, que se divide entre o novo e o contemporâneo, com prédios antigos e modernos, casas tradicionais do século 19 e arranha-céus contrastando com a beleza natural dos pontos turísticos.
Não tem como não mencionar a passagem sobre o Canal do Panamá em Miraflores, que começou a ser construído pelos franceses em 1880. O projeto foi assumido pelos Estados Unidos em 1904, devido a problemas de engenharia e doenças tropicais que afetaram os trabalhadores, e inaugurado oficialmente em 1914.
Além das belezas naturais, o país tem um povo muito hospitaleiro e amistoso, que gosta de conversar sobre política e cultura. Para quem gosta de se aventurar em shoppings e centros de compras, não pode deixar de conhecer o centro histórico e trazer de lembrança um chapéu Panamá (embora ele seja originário do Equador), ou uma camisa guayabera, tradicional vestimenta do povo.
Perfil
Anderson Corrêa dos Santos, 38 anos, é empresário e mora em Porto Alegre
Lugares que conhece: Argentina, Uruguai, Cancún e proximidades, Miami/Orlando/NY, Paris, Roma, Florença, Veneza, Pisa, Lucca, Siena, Milão, Giove, Atenas, Corinto, Lefkada, Ilhas Gregas
Ainda quer conhecer: Suíça, Áustria, Luxemburgo, Alemanha, Holanda, Emirados Árabes Unidos, Cingapura, Japão e mais de França e Itália
Outros relatos de leitores
"Quando fomos a Punta Cana (República Dominicana), resolvemos ficar três dias na Cidade do Panamá. Grande escolha! A capital panamenha é fantástica. Considerada, hoje, a Dubai das Américas, é um ótimo lugar para fazer compras. Na foto, o bairro Casco Viejo, centro histórico da cidade, com os arranha-céus ao fundo, entre eles o hotel Hard Rock Megapolis, que deixamos como dica de hospedagem."
Sérgio Ferrão e Sueli Moreto
De Porto Alegre, em abril de 2014
"O canal que liga os oceanos Pacífico e Atlântico é o grande símbolo do Panamá, sendo uma obra mundialmente conhecida. Visitar as eclusas por onde passam os navios é quase obrigatório. A travessia criou novas rotas no mundo todo e facilitou muito a expansão do comércio mundial, sendo inegável seu valor econômico e turístico. A eclusa de Miraflores é a mais próxima da Cidade do Panamá e tem uma estrutura turística com cinema, museu, restaurante e grandes áreas onde é possível ficar observando a passagem dos navios."
Eda Schwartz
Em agosto de 2016
"Eclusas de Gatun, Canal do Panamá, junto ao Mar do Caribe."
Paulo Sanmartin
De Cachoeira do Sul, em dezembro de 2016