Na seção Seu Olhar, os leitores do caderno Viagem compartilham suas experiências em destinos pelo mundo de acordo com desafios propostos por ZH semanalmente. Confira mais desafios.
"Do clássico ao alternativo", por Luiza Silveira Lucas
Em dezembro de 2017, meu namorado e eu fizemos uma viagem de 18 dias pelo México. Iniciamos na Riviera Maya, onde ficamos cinco dias em um resort em Playa del Carmen com a família dele. Além das praias paradisíacas de Isla Mujeres, recomendo os cenotes abertos e fechados e os sítios arqueológicos de Tulum e Chichén Itzá.
Saindo de Cancún, seguimos a San Cristóbal de Las Casas, uma cidade encantadora do Estado mais carente do país, Chiapas. A comida é deliciosa e muito econômica! Caminhar pelas ruas e apreciar o artesanato e os museus (do Kakao e de Jade) também são pontos altos. Visite o Cañon del Sumidero de barco. Imperdível!
Seguimos de ônibus para Oaxaca, uma cidade linda. Alugue um carro, todos os passeios por perto podem ser feitos em um aluguel: primeiro dia em Árbol del Tule (árvore mais grossa do mundo), Mitla e Hierve el Agua (piscinas naturais), e segundo dia no sítio arqueológico em Monte Albán. A pé, visite o zócalo (praça central), que tem uma igreja lindíssima. Sente ao pôr do sol em um bar de terraço para tomar um drink, una cerveza ou um café.
Depois, seguimos a Puebla, a heroica cidade que viveu várias batalhas, protegida pelo vulcão Popocatelpelt. Visite os mercados municipais, passeie a pé ou, se quiser, pegue o ônibus turismo que sai da zócalo. Conheça Cholula, cidade ao lado, com uma noite com bares e antros (boates). Por último, fomos à Cidade do México, gigantesca e cheia de atrações.
Perfil
Luiza Silveira Lucas é médica residente em psiquiatria no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Viajou com o namorado, André Dajori Ronchi
Lugares que conhece: Itália, Espanha, Portugal, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru, México, EUA, França, Inglaterra, Holanda, Alemanha
Ainda pretende conhecer: Argentina, Colômbia, Grécia, Índia, Canadá, Marrocos, Egito, Madagáscar, China, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Indonésia, Tailândia, África do Sul
Outros relatos de leitores
"A duas horas de ônibus de Cancún, Tulum é parte do roteiro turístico da península de Yucatán. A combinação entre ruínas, pequenos templos e casas de uma importante cidade portuária maia e a cor azul do mar formam um cenário de tirar o fôlego."
Janaína Faé e Luciano Sartor
De Ipê, em junho de 2017
"Cancún é um lugar fantástico, com lindas praias e atrações especiais. O mar tem aquele lindo azul em vários tons — impossível não se entregar a um mergulho. Perto do balneário, também visitamos a Isla Mujeres (foto), onde tivemos a oportunidade de nadar com os golfinhos. Uma experiência incrível."
Ana Lúcia Lourenço e Teo Weeck
De Porto Alegre, em outubro de 2017
"Conhecido como 'cenote sagrado azul', Ik-Kil fica no sítio arqueológico de Chichén Itzá. Redondo, ele tem cerca de 130 metros de profundidade, tomado por uma água cristalina. Nas paredes do poço, a vegetação serve como moldura. O local recebe a luz direta do sol, dando a ideia de um imenso holofote na água. Ik-Kil é procurado principalmente por mergulhadores e nadadores — os mais corajosos arriscam saltos do topo."
Lorena Scotta Webster
De São Leopoldo, em abril de 2015
"Vale a pena visitar a casa — hoje museu — onde Frida Kahlo e Diego Rivera viveram entre 1929 e 1954, no distrito de Coyoacán, Cidade do México. Frida era uma mulher muito à frente do seu tempo, e é impossível não perceber a forte presença dela em cada um dos ambientes da casa. Aprendemos sobre a vida da artista, como parte da sua infância e adolescência retratadas por seu pai, Guillermo Kahlo, que era fotógrafo. Percorrendo os vários ambientes, vamos conhecendo a vida sofrida de Frida, que contraiu poliomielite quando criança e, aos 18 anos, sofreu um grave acidente de ônibus, fraturando a coluna e a perna direita."
Clóvis e Antonieta Mantovani
De Carlos Barbosa, em setembro de 2014
"A Cidade do México é encantadora com seu colorido, com a música dos mariachis, a comida apimentada e a tequila. Recomendo visitar o distrito de Xochimilco, com seus canais, chamada Veneza Mexicana, visitar o museu Frida Kahlo, para conhecer um pouco desta artista que pintou sua própria realidade e viveu o amor conturbado com o pintor Diego Rivera, visitar as pirâmides de Teotihuacán e a Basílica de Guadalupe. Vale muito a pena assistir a uma apresentação de dança no Museu de Belas Artes."
Claíta Magnani
De Canoas, em junho de 2015
"Minha dica é conhecer a Playa Carrizalillo, em Puerto Escondido, na costa do Pacífico. Praia pequena, calma, água quente e cristalina. Boa para assistir ao pôr do sol."
Betina Scheeren e Alex de Souza
De Porto Alegre, em setembro de 2014
"Para quem está fazendo uma road trip pela Califórnia, vale muito a pena passar um dia em Tijuana quando estiver hospedado em San Diego. Não é necessário visto, apenas o passaporte com visto para os EUA (para o retorno). Dá para ter uma ideia bem legal de como é o país, ver as praias e de quebra comprar umas tequilas diferentes. Além disso, é uma experiência e tanto cruzar a famosa fronteira do México com os Estados Unidos."
Ana Carolina Ruwer
De Porto Alegre, em janeiro de 2016