A Riviera Nayarit, novo mercado de luxo do México, quer se revelar para o mercado brasileiro. Praticamente desconhecido no país, o lugar esbanja requinte e exclusividade em plena harmonia com a exuberância natural. Dona de esplêndidas praias e paisagens montanhosas na costa do Pacífico, a região recebe voos da Cidade do México e Guadalajara (as melhores rotas a partir do Brasil) e de várias cidades dos Estados Unidos. Abaixo, confira dez motivos para conhecer o destino.
1. Exclusividade
O viajante que procura esse destino quer, acima de tudo, distanciar-se do turismo convencional, fugir de lugares lotados e passeios massificados. Os resorts locais especializaram-se em propiciar esse ambiente privilegiado, desde o transporte do aeroporto até os mínimos detalhes nos serviços dos hotéis, no atendimento impecável e nos menus dos restaurantes. A amabilidade do povo faz a diferença. Praias primitivas, de areias branquíssimas e águas cristalinas perfazem o toque especial de refinamento.
2. Hotéis Luxuosos
A Riviera Nayarit tem uma ímpar quantidade de empreendimentos hoteleiros classificados como AAA no México. Isso inclui três hotéis na categoria Cinco Diamantes, a do luxo total, de acordo com a classificação da Academia Americana de Ciências da Hospitalidade. Os estilos são variados. Há desde hotéis pequenos e intimistas a grandes redes internacionais, incluindo hotéis-butique. A maioria deles opera no sistema all inclusive.
As acomodações em geral têm espaçosas varandas e vista para o mar ou áreas verdes. As áreas de recreação são amplas, com piscinas de frente para o mar, e contemplam atividades para todas as idades. E a gastronomia é variada e internacional. No Hard Rock Hotel Vallarta, por exemplo, as opções incluem pratos mexicanos (entre os quais especialidades regionais), asiáticos, italianos e brasileiros. As instalações hoteleiras também dispõem de infraestrutura para sediar reuniões de negócios, convenções, exposições e eventos para grupos.
3. Praias privativas ou intocadas
Na Riviera Nayarit estão algumas das mais belas praias do México, com a vantagem de a maioria conservar-se ainda intocada, emoldurada apenas pela vegetação e as montanhas. Em algumas delas é possível percorrer longos trajetos sem encontrar outros visitantes. A temperatura média é de 25 graus e o sol brilha intensamente na maior parte do ano. O pico da temporada na primavera-verão vai de maio a setembro. Entre as praias, destacam-se Nuevo Vallarta, Destiladeras, El Anclote, El Novillero, Punta de Mita, San Francisco e Bucerías. As praias de San Blas e Sayulita são as preferidas dos surfistas. Ao norte de Nuevo Vallarta fica La Cruz de Huanacaxtle, com praias desertas.
4. Campos de golfe e polo
Os melhores projetistas de campos de golfe do mundo encontraram na Riviera Nayarit um lugar privilegiado, aproveitando as magníficas vistas do mar, baías, estuários, a vegetação tropical e a Sierra Madre, em meio a um clima agradável na maior parte do ano. Os mais recentes são o campo em Litibú, criado pelo conceituado Greg Norman, e o El Nayar, no Mayan Resort de Nuevo Vallarta, de Jack Nicklaus. O destino tem seis campos de categoria mundial e três outros em construção. Outro esporte que tem muitos adeptos entre os visitantes da Riviera Nayarit é o polo. No povoado de San Pancho localiza-se o Club de Polo La Patrona, com um programa completo de atividades para esse esporte entre novembro e maio.
5. A maior marina do México
Divulgação / Riviera Nayarit
Velejar e pescar são atividades prazerosas na costa de Nayarit, o que explica a localização, ali, da maior marina do México. A Marina Riviera Nayarit, em La Cruz de Huanacaxtle, tem 341 deques para iates. Abriga embarcações de grande calado, possui serviço de reparos, posto de abastecimento exclusivo na região, um clube de iates e lounge vip. São oferecidos passeios curtos de barco ou excursões ao longo da costa, com paradas para mergulho ou tour para acompanhar o pôr do sol no Pacífico. A estrutura faz do lugar sede de eventos internacionais como a Extravaganza Náutica, realizada em 2012, com 265 velejadores de 20 países.
A costa de Nayarit atrai também os amantes da pesca esportiva em razão da grande variedade de espécies no litoral. Há uma extensa frota de embarcações rápidas, modernas e seguras para o esporte, com todas as comodidades. Torneios são frequentes.
6. Natureza exuberante
O Estado de Nayarit é um dos lugares que garantem ao México sua fama de um dos países de paisagens e cultura mais ricas e diversificadas no planeta. O turista pode mesclar o desfrute de hotéis luxuosos com um passeio diferente a cada dia ao longo da costa, no interior ou mesmo Estados vizinhos. Os principais pontos de interesse são:
Nuevo Vallarta - Com as praias mais extensas e largas da costa da baía, o local possui campos de golfe, marinas, um centro comercial, dois aquários de golfinhos e um parque aquático.
Bucerías - Povoado que reflete a cultura genuína mexicana, com suas ruas e calçadas de pedra. A praça principal fica a poucos metros da praia e conta com numerosos restaurantes especializados em frutos do mar e espaços com música ao vivo.
La Cruz de Huanacaxtle - Tradicional povoado pesqueiro, hoje com infraestrutura moderna, incluindo a Marina Riviera Nayarit.
Punta Mita - Lugar histórico das antigas tribos Huicholes. A beleza do lugar foi o fator decisivo que atraiu grandes redes de hotéis de luxo e campos de golfe de nível internacional. Nas imediações fica o vilarejo de Anclote, com ótimos restaurantes.
Islas Marietas - A ilha abriga espécies de aves ameaçadas de extinção e recifes de corais que atraem mergulhadores do mundo todo, dada a grande variedade e beleza das espécies marinhas, incluindo a possibilidade de se avistar a arraia gigante, que pode alcançar mais de oito metros de envergadura. A região foi declarada Reserva da Biosfera pela Unesco.
Sayulita - Reconhecida internacionalmente como lugar especial para a prática de surfe, a praia abriga, todo mês de dezembro, um campeonato internacional da modalidade. Exibe uma grande variedade de restaurantes, cafés e bares à beira-mar, dos mais simples até a mais alta gastronomia.
San Francisco - Pequeno povoado junto ao mar. Destaca-se pela prática do polo, passeios a cavalo, mergulho, alpinismo e excursões na selva.
Lo de Marcos - Praia ampla e quase deserta, com atmosfera tipicamente mexicana e ótima comida regional.
Rincón de Guayabitos - Definida como a Pérola Escondida, caracteriza-se por sua colorida popularidade e apresenta moderna infraestrutura, cenários tradicionais e uma excelente opção para pesca e mergulho. É lá que está situada a Baía de Jaltemba, famosa pela tranquilidade de suas águas e considerada como a "maior piscina natural do México". Dentro da baía, Los Ayala exibe uma rica gastronomia regional, à base de peixes e frutos do mar. Outra região que desperta a atenção dos viajantes é o povoado típico e simpático de La Peñita de Jaltempa.
San Blas - Destino cuja beleza natural une-se a um grande acervo cultural, resultado de sua história marcada por expedições de piratas, conquistas coloniais e a luta pela independência do México. Praias desertas de águas tranquilas, floresta tropical e belas vistas panorâmicas são ideais para quem curte ecoturismo.
Parque Nacional de la Tovara - Um santuário de aves em um habitat natural de mangues no Pacífico. Embarcações típicas levam os visitantes a passeios pelos mangues, onde podem ver crocodilos, tartarugas e outras espécies.
Isla Mexcaltitan - Considerado o berço da civilização asteca, a ilha é denominada a Veneza mexicana e o modo de preparo dos camarões é a base para deliciosas receitas indígenas.
Santa María del Oro - A área tem uma grande diversidade de flora e fauna e uma das igrejas mais antigas do México, a Igreja de la Ascensión, construída em 1594.
Los Toriles - Zona arqueológica mais importante do Estado. Ali estão construções cerimoniais pré-hispânicas que teriam sido erguidas ao redor de 650 A.C, entre as quais a pirâmide circular, dedicada ao sol e à lua.
7. Nadar com golfinhos, observar baleias e pássaros
Entre os passeios que mais encantam os turistas estão o nado com os golfinhos e o encontro com lobos marinhos. Depois de uma breve aula, o visitante entra na água para familiarizar-se e interagir com os golfinhos e lobos marinhos. Há vários programas nos parques aquáticos, incluindo alguns para crianças de 4 a 8 anos. Outro atrativo é a observação de baleias de meados de dezembro até o fim de março. A passagem dos cetáceos pela Baía de Banderas, durante sua fase migratória anual, é uma das mais espetaculares do mundo. Seus saltos podem ser vistos da costa ou, com mais emoção, em excursões nas águas do Pacífico. Os pássaros da região são também motivo de deslumbramento. Há cerca de 350 espécies de aves nativas e migratórias nas florestas, montanhas, lagoas e mangues. Um dos principais pontos de partida das excursões é a histórica cidade de San Blas.
8. Spas
Para relaxar, a região oferece uma grande variedade de spas, com diferentes tipos de tratamento, os quais incluem massagens, hidroterapia, ambientes aromatizados em harmonia com a natureza, exercícios de meditação. Muitos deles ficam dentro dos grandes hotéis, mas há também centros independentes e locais mais isolados, verdadeiros refúgios naturais. São oferecidos tratamentos com algas ou lodo maia, pedras quentes, chocolate e também terapias tradicionais. Um dos tratamentos mais procurados é o temascal, um tipo de sauna de origem indígena que envolve práticas terapêuticas ou rituais para melhorar a saúde física, emocional, mental e espiritual. Os spas locais também importaram terapias de países como Itália, Japão, Tailândia, Turquia e Rússia.
9. Gastronomia típica
A culinária de Nayarit tem entre seus produtos básicos os peixes, ostras, camarões, enfim, frutos do mar de uma costa com rica diversidade. A região também é conhecida pelos molhos apimentados que acompanham os pratos, pelos ceviches, enchilhadas, sopas de camarões e doces de frutas regionais. Os hotéis mais sofisticados têm entre seus atrativos a alta gastronomia, cozinha mexicana e regional, pratos asiáticos, europeus e até mesmo brasileiros. Nas praias mais badaladas há grande variedade de restaurantes. O turista pode também desfrutar a comida típica nos vilarejos de pescadores.
10. Cultura e tradição
Quem quiser mergulhar na história e cultura do Estado de Nayarit tem a oportunidade de visitar cidades com construções do período colonial, como San Blas e Santa María del Oro, sítios arqueológicos e um povoado indígena. Os índios Huichol, do Estado de Nayarit, um grupo étnico que vive nas montanhas da Sierra Madre, escaparam do período da conquista espanhola e foram pouco influenciados pela cultura mexicana. É uma das poucas tribos da América do Norte que ainda mantêm seus rituais, crenças e idioma. É possível fazer uma excursão até a majestosa região na floresta onde eles vivem e ter contato com sua música, comida e artesanato, com uma parada antes no vilarejo pesqueiro de Rincón de Guayabitos.