Esta segunda-feira (10) marca o Dia Mundial da Saúde Mental, data que busca dar visibilidade ao tema, discutir políticas públicas e conscientizar sobre causas e sintomas de alguns distúrbios. Para jogar luz sobre esta temática, a informação é fundamental.
Pensando nisso, GZH reúne alguns conteúdos sobre saúde mental — como reportagens e entrevistas — publicados nos últimos meses que oferecem informações de prevenção, a situação da população com relação ao tema e também possíveis tratamentos.
Confira os conteúdos nos links abaixo, separados por tema:
Ansiedade
A ansiedade se manifesta como preocupações excessivas em situações comuns do cotidiano e sensação de medo de algo que não ocorreu e pode nem ocorrer. Provoca ainda uma sensação de tensão emocional muito forte.
Se não tratada, pode evoluir para quadros de síndrome do pânico ou outros tipos de fobia e apresentar sintomas físicos, como tremores, sudorese e dores no corpo. Medicamentos ansiolíticos e sessões de psicoterapia são o tratamento mais indicado.
Depressão
Incluída no rol dos transtornos mentais, a depressão é uma doença psiquiátrica comum, que se caracteriza por tristeza persistente e falta de interesse em realizar atividades que antes eram consideradas divertidas. A depressão pode afetar pessoas de todas as idades, desde bebês a idosos.
Cuidados com a saúde mental
Profissionais defendem a importância de tornar as doenças mentais um assunto mais corriqueiro na sociedade porque entendem que ainda há um grande estigma sobre o tema. As reportagens abaixo ajudam a ampliar o debate.