O segundo dia do South Summit em Porto Alegre, nesta quinta-feira (21), começou às 10h, duas horas depois do previsto, em razão dos danos causados pelo temporal à estrutura no Cais Mauá. Os interessados na programação, que incluiu etapas da competição de startups e passeio pelo Marketplace, enfrentaram fila para adentrar o evento, além de atrasos de 1h30min nas atividades na parte da manhã.
Situação que se normalizou à tarde, após o intervalo de almoço ser suprimido da programação. Com isso, público pôde assistir as palestras de John Elkington, um dos pais da sustentabilidade empresarial, e do governador Eduardo Leite. Além de um painel sobre como formas inovadoras de investimento em mídia são capazes de impulsionar o crescimento de empresas, entre outros speakers.
O South Summit começou na quarta-feira (20) e se estende até sexta-feira (22), com estimativa dos organizadores de receber 24 mil pessoas durante os três dias de realização.
Veja como foi o segundo dia de South Summit
Manhã de chuva não espantou público
Em razão da chuva forte e da ventania que atingiu Porto Alegre e do alerta climático vigente da Defesa Civil do RS, a abertura dos portões do South Summit foi atrasada nesta quinta. A direção do evento afirmou que a medida teve como objetivo de garantir a segurança de todos os participantes.
Alguns pontos da cobertura de lonas do evento foram atingidos. Os geradores de energia precisaram ser desligados de forma preventiva. Além disso, algumas grades teriam caído no Guaíba em função do vento. Às 10h, quando os portões foram abertos, chovia fraco no Cais Mauá e era possível ver poças d'água em alguns pontos do espaço.
Mesmo assim, o público esperava em peso para adentrar no evento. Vendedores de guarda-chuvas ofereciam seus produtos para quem chegava, e organizadores distribuíam capas de chuvas gratuitas aos visitantes.
Marketplace atraiu público
Nesta quinta, uma das atividades que atraiu centenas de pessoas no South Summit foi o Marketplace. Situado na parte central do evento no Cais Mauá, o espaço abriga cerca de 160 estandes onde o público tem à disposição inúmeras opções tecnológicas para conhecer, como equipamentos de simulação virtual.
Espaço reúne criatividade das startups, empresas e hubs de inovação. Um desses é o Instituto Simutec, que existe há 10 anos em Porto Alegre. Ele está com sua solução no estande da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs). Trata-se de um centro de treinamento virtual para a área médica. Para atrair os visitantes, disponibiliza um equipamento que simula cirurgias.
Disputa de startups teve definição de finalistas
Após a satisfação de chegar entre as 50 finalistas, os líderes de cada empreendimento que disputava a Startup Competition, competição de startups do South Summit, precisam vender seu negócio em espaço curto de tempo, driblando nervosismo e ansiedade na busca pelo topo no evento.
Nesta quinta, a primeira rodada dos chamados pitches – estas apresentações rápidas por meio das quais cada empreendimento tenta se destacar e passar para a última fase – foi encerrada com a categoria Sustainability & ESG. Foi nesta quinta também que foram conhecidas as 10 finalistas da competição. As cinco vencedoras serão anunciadas na cerimônia de encerramento do evento, na sexta-feira (22).
O ambiente das batalhas de startups é bem diferente dos tradicionais duelos esportivos físicos ou online. O clima antes do início de cada competição é tranquilo, sem torcidas efusivas ou movimentação fora do normal. Não existe uma sala específica, como um vestiário, para os competidores que subirão ao palco. Todos dividem o mesmo local, em tom de cordialidade e parceria (veja o vídeo acima).
Leite destacou iniciativas de digitalização de serviços públicos
O governador Eduardo Leite destacou as principais iniciativas do Estado na área de inovação em painel no evento. Digitalização dos serviços públicos para melhorar o atendimento aos cidadãos, com desburocratização, foi tema central da palestra.
O fato de o Estado liderar em serviços digitais no Brasil em ranking de competitividade e a abrangência do ambiente digital do governo estadual também foram alguns dos destaques da fala do governador na Arena Stage, um dos principais espaços do evento.
O governador citou iniciativas para destravar a abertura de empresas no Estado, como o Tudo Fácil Empresas, que permite a criação de negócios em 10 minutos. Além disso, destacou a farmácia digital e a Delegacia Online. Leite também relembrou que Estado conseguiu aumentar parte do orçamento destinado à inovação, com aporte na casa dos R$ 130 milhões no ano passado, que permite incentivar a área.
Um dos pais da sustentabilidade empresarial alertou sobre mudanças na agenda climática
No palco Arena, estava aquele que é considerado uma das maiores autoridades mundiais em responsabilidade econômica e sustentabilidade nos negócios, segmentos em que atua desde a década de 1980, quando a visibilidade e a urgência da temática ainda não eram tão abrangentes.
Logo na abertura de sua palestra, John Elkington narrou a satisfação de estar na cidade que seria a terceira edição do South Summit e com referência a tempestade ocorrida na madrugada anterior revelou que ganharia tempo para abordar soluções.
— Depois da tormenta de ontem não precisarei explicar a ninguém o que é a mudança climática — resumiu.
Segundo o guru do tripé da sustentabilidade, a inovação tem espaço de sobra para contribuir com soluções. Em um dos exemplos, ele cita o crescimento de relatórios corporativos de impactos ambientais. O que há duas décadas apenas poucas empresas praticavam é hoje uma realidade e, mais do que isso, obrigação das maiores companhias do mundo.
Muito disso é fruto da onda ESG (meio ambiente, social e governança, na sigla em inglês), argumenta. Mas emenda e complementa afirmando que é necessário processar esses dados. Para isso, nada melhor do que o momento atual em que o rápido desenvolvimento da Inteligência Artificial (AI) abre caminhos antes inexistentes a serem explorados.
Painel discutiu como novos investimentos em mídia podem acelerar crescimento de empresas
Além das palestras, um painel realizado na tarde desta quinta atraiu público e mostrou como formas inovadoras de investimento em mídia são capazes de impulsionar o crescimento de empresas e quais as melhores estratégias para potencializar esses resultados.
Uma das ferramentas à disposição de empreendedores e investidores atualmente é a chamada media for equity (algo como "mídia por participação na empresa"). Essa estratégia, em resumo, envolve a oferta de participação acionária em empresas que desejam expandir a divulgação de suas marcas em troca de espaços em diferentes canais de comunicação.
Esse tema foi detalhado no encontro que teve mediação do sócio da Astella, Daniel Chalfon, e reuniu o sócio-fundador da RBS Ventures e membro do Conselho de Representantes da RBS, Maurício Sirotsky Neto, do CEO da ACE, Pedro Waengertner, e do CEO e fundador da 4Equity Media Ventures, Felipe Hatab.