O governador Eduardo Leite destacou as principais iniciativas do Estado do Rio Grande do Sul na área de inovação em painel no South Summit Brazil, realizado no Cais Mauá, em Porto Alegre. Digitalização dos serviços públicos para melhorar o atendimento aos cidadãos, com desburocratização, foi tema central da palestra.
O fato de o Estado liderar em serviços digitais no Brasil em ranking de competitividade e a abrangência do ambiente digital do governo estadual também foram alguns dos destaques da fala do governador na Arena Stage, um dos principais espaços do evento, na tarde desta quinta-feira (21).
— Transformação digital tem que agregar valor ao cidadão. Não é simplesmente tornar o que a gente tem disponível no balcão, na burocracia estatal, disponível no ambiente virtual — argumentou Leite.
O governador citou iniciativas para destravar a abertura de empresas no Estado, como o Tudo Fácil Empresas, que permite a criação de negócios em 10 minutos. Além disso, destacou a farmácia digital e a Delegacia Online.
Leite argumentou que ações como reforma da máquina pública e privatizações são importantes para garantir capacidade financeira e de investimento do Estado. Nesse sentido, destacou frase do fundador do Waze, Uri Levine, no South Summit:
— Se ele (o líder) não tomar as decisões difíceis, uma das primeiras coisas que acontece é perder dentro do seu time os melhores talentos, que não vão querer ficar em um projeto onde não se observa capacidade de avançar e enfrentar os desafios.
Segundo Leite, num ambiente de inovação, é importante reduzir riscos por meio de plataformas de fomento com recursos subsidiados em bancos de desenvolvimento, em editais e auxílio na conexão entre pequenas empresas e universidades.
Leite afirmou que o Estado conseguiu aumentar parte do orçamento destinado à inovação, com aporte na casa dos R$ 130 milhões no ano passado, que permite incentivar a área.
No final da apresentação, o governador do RS relembrou investimentos em tecnologia e pesquisa aeronáutica, na área de semicondutores no Estado, anunciados recentemente, e em serviços essenciais de saúde e educação.