A antiga Praça Rui Barbosa (Dante Alighieri) foi o cenário eternizado em milhares de fotos captadas em 19 e 20 de agosto de 1965, quando Caxias e várias cidades da Serra Gaúcha ficaram cobertas de branco. Mas, a poucas quadras dali, outro recanto também chamou a atenção: a Praça da Bandeira. Foi para lá que moradores do bairro São Pelegrino e funcionários da antiga Importadora Comercial se dirigiram quando a neve começou a acumular.
Parte dessa história foi recordada pela leitora Mirlene Dal Pos Rossi, 82 anos, que à época residia com a família na Rua Feijó Jr., quase na esquina com a Os Dezoito do Forte, a duas quadras dali. São do acervo de dona Mirlene as imagens reproduzidas nesta página, em que ela aparece junto do então futuro marido Raul Rossi (in memoriam), da irmã Vilma Dal Pos Zini e de Lorita Rech, ambas funcionárias da Importadora naqueles tempos.
FAMÍLIA DAL POS
Filha de Pierina Balen Meneghetti e Francisco Castagnotto Dal Pos, dona Mirlene tem a memória do antigo bairro São Pelegrino bastante presente, especialmente da vizinhança e do cotidiano no antigo Ginásio São Carlos, onde estudou e se formou, nos anos 1950.
Entram aí estabelecimentos que fizeram história “na porta de casa” – como o Expresso Caxiense de Transportes, a Fábrica de Bebidas de Maurício Viola e o Pastificio Caxiense – e famílias como os Dal Pont, Zandomeneghi, Rosa Turra, Postali, Travi e Piva, entre outras.
Obelisco ao Viticultor
Atualmente em fase de revitalização, a Praça da Bandeira teve sua denominação oficializada em 1938. Concluída no início dos anos 1940, foi rebatizada posteriormente de Praça Dante Marcucci, em homenagem ao prefeito da época.
Bem no meio dela está também o abandonado e pichado Obelisco ao Viticultor, inaugurado em 22 de março de 1969, durante a Festa da Uva. A estrutura presta uma homenagem aos fundadores da Associação Caxiense de Viticultores e aos primeiros expositores de uvas. Porém, quem passa por ali não depara com qualquer informação. Furtada há anos e nunca reposta, a placa em bronze trazia os nomes de mais de 40 viticultores, vários deles hoje também batizando ruas de Caxias
A saber: no passado, a Praça da Bandeira também abrigou o busto do comerciante Cândido Calcagnotto e uma placa em homenagem ao jornalista Luiz Napolitano. Ambos os tributos foram furtados.
FOTOS ANTIGAS
Você possui imagens antigas da Praça da Bandeira entre os anos 1950 e 1970? Envie suas imagens, acompanhadas de data e uma breve descrição, para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.