O inverno 2019 ainda nem começou oficialmente, mas a queda das temperaturas prevista para este final de semana já faz muita gente torcer para que a neve dê as caras novamente. Depois do espetáculo visto em 2013, recordamos de outro ano marcante para o fenômeno.
Foi em 1965, quando Caxias do Sul transformou-se em um cenário de cartão-postal. A neve que cobriu a cidade de branco nos dias 19 e 20 de agosto foi captada, entre outros, pelo fotógrafo Hildo Boff (1931-2014), funcionário da Óptica Caxiense.
Do estúdio localizado junto à loja, na esquina da Av. Júlio de Castilhos com a Dr. Montaury, saíram dezenas de fotografias e postais para venda, todos devidamente legendados: "Nevada de 1965 – Caxias do Sul".
A maior parte deles trazia o entorno da então Praça Ruy Barbosa, com os canteiros tomados de branco e os passantes em torno do chafariz, conforme vemos na seleção desta página.
Cenários
Além da Praça Ruy Barbosa, Hildo Boff registrou diversas paisagens do interior, os bonecos de neve esculpidos na rua, o Parque dos Macaquinhos gelado e dezenas de moradores fazendo a festa em meio aos flocos. Para quem lembra, a neve de 1965 foi a segunda maior após a de 1941.
Leia mais:
Praça Dante Alighieri coberta de neve em 1941
A neve de agosto de 1965
Caxienses e os flagrantes da neve de 1965
Participe
Você possui fotos antigas da neve de 1965? Envie para a o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.