Promovido pelo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, o evento Uma Noite no Arquivo chega à sua sétima edição nesta sexta (6) recheado de atrações. E uma delas dialoga diretamente com a trajetória do patrono da instituição.
Trata-se da exposição Coisas que o tempo empoeirou: crônicas de João Spadari Adami, organizada pela servidora municipal Pâmela Cervelin Grassi, da Unidade Arquivos Privados. Conforme Pâmela, a mostra busca destacar a faceta cronista de João Spadari Adami, pouco investigada, porém indispensável para compreender a integralidade do seu trabalho e seus pontos de vista sobre o mundo.
A relação de Adami com a imprensa local iniciou-se em 1938, quando ele publicou um texto no semanário O Momento. Até 1972, quando faleceu, sua colaboração em nove jornais resultou em 204 crônicas.
– É uma exposição sobre memória biográfica e arquivística, que traz o registro documental das crônicas que circularam nos periódicos caxienses. Há espaço ainda para a exibição de textos não publicados e que permaneceram inéditos – explica Pâmela.
Entre eles, O Barbeiro dos Negros, em que Adami detalha um episódio envolvendo um dos maiores jogadores da história do futebol gaúcho, Osmar Fortes Barcellos, o Tesourinha.
A saber: barbeiro e alfaiate, João Spadari Adami tornou-se historiador autodidata, publicando 13 livros e opúsculos, lançados entre 1949 e 1981, incluindo um volume com edição póstuma e obras clássicas sobre a história de Caxias do Sul. Os painéis que compõem a mostra reúnem documentos originais de seu acervo pessoal, doados ao Arquivo Histórico Municipal pela esposa, Etelvina de Castro Adami, em 1974, além de periódicos salvaguardados na instituição.
AGENDE-SE
O quê: Uma Noite no Arquivo.
Quando: nesta sexta, dia 6, a partir das 18h30min.
Onde: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami (Av. Júlio de Castilhos, 318 - Caxias do Sul).
Quanto: entrada franca.
PROGRAMAÇÃO
:: 18h30min: apresentação do Quarteto de Clarinete da Orquestra Municipal de Sopros
:: 19h: protocolo de boas-vindas e pocket show de Carla Barcellos Escola de Danças
:: 19h30min: lançamento da exposição “Coisas que o tempo empoeirou: crônicas de João Spadari Adami.
:: 19h40min: primeira visita mediada, com a participação do Coro Municipal e início da projeção de filmes do acervo.
:: 21h: apresentação extra do Coro Municipal.
:: 21h30min: visita mediada extra.
:: 22h50min: encerramento, com sorteio de livros e publicações com temáticas voltadas à história de Caxias do Sul e região.