Socializar o conhecimento, valorizar o passado e, assim, ajudar a pavimentar o futuro. Talvez este tenha sido o tripé da trajetória de João Spadari Adami, cujo legado poderá ser conferido em breve no documentário O Guardador de Histórias - João Spadari Adami, tema da coluna desta terça-feira.
Além de receber alunos e comunidade em geral no Centro Informativo da História Caxiense - localizado junto à sua barbearia da Rua Sinimbu, em frente ao Eberle -, Adami também visitava escolas e palestrava aos estudantes das redes municipal e particular e da Universidade de Caxias do Sul.
É o que destacam várias das imagens integrantes do acervo do Arquivo Histórico Municipal, batizado com seu nome em 1997, durante a gestão do prefeito Pepe Vargas. Na foto abaixo, por exemplo, Adami atende aos alunos dos colégios Nossa Senhora do Carmo e São José no Centro Informativo da História Caxiense, em meados da década de 1960.
Na foto que abre a matéria, um registro do encontro com estudantes da Escola Normal Duque de Caxias, em 20 de março de 1962. Por fim, mais abaixo, uma palestra ministrada a alunos do curso de História em 22 de novembro de 1967.
Agende-se
O que: documentário O Guardador de Histórias - João Spadari Adami, dirigido por Lê Daros
Quando: o filme está previsto para ser exibido dias 10 e 11 de novembro
Onde: Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás. Haverá debates e sessões comentadas sobre o papel de João Spadari Adami na história de Caxias. O média metragem é um projeto do proponente Pedro Giazzon dos Santos, bisneto de João. Tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) Municipal e apoio cultural da Imobiliária Prolar, Empresas Randon e Multi Condor Supermercados.
Mais informações: www.facebook.com/oguardadordehistorias
Leia mais
Nos tempos da Cantina Antunes
A Quinta São Luiz e o Quinta Estação
Imigração portuguesa: Tanoaria São Martinho em 1948
Izaura Mano Bonho e um Natal em 1944
Baile no Esporte Clube Juventus na década de 1950
Juventus: os 60 anos do tricampeonato varzeano
Ary Cavalcanti e a Sociedade Marechal Rondon de Arco e Flecha em 1961
Família de Batista Giovanni Facchin em São Marcos da Linha Feijó
A trajetória da família Tessari em livro
Os 80 anos do Círculo Operário Caxiense