A disputa pela taça mais importante do Rio Grande do Sul começará nesta quarta-feira (22). O Gauchão tem nova fórmula para este ano. Com 12 equipes, o campeonato será disputado em dois turnos — e uma final entre o vencedor de cada etapa. Se o mesmo time vencer os dois turnos, será automaticamente o campeão gaúcho de 2020.
GaúchaZH apresenta os times, com seus destaques, estádios e cidades.
GRUPO A
Sem conquistar um título desde 2016, o Inter terá de dividir atenções entre o Gauchão e a fase preliminar da Libertadores no começo deste ano. A chegada do técnico Eduardo Coudet animou a torcida, que espera ver uma equipe diferente nesta temporada. Leia mais.
Considerado a terceira força do Estado no final dos anos 1990 e começo dos 2000, o Juventude perdeu protagonismo nos últimos anos, em período no qual despencou da Série A para a Série D do Campeonato Brasileiro. Após conseguir voltar para a Série B nacional em 2019, o Alviverde buscará agora voltar a ameaçar a dupla Gre-Nal no Gauchão. Leia mais.
Campeão gaúcho em 2017, o Novo Hamburgo tem objetivos mais modestos para o Estadual desta vez. Assim como ocorreu no dois últimos anos, o Noia começa o Gauchão tendo a permanência na primeira divisão como meta inicial. Leia mais.
Um dos clubes mais tradicionais do Estado, o Pelotas fez uma campanha que serviu apenas para evitar o rebaixamento no ano em que retornou para a primeira divisão do Campeonato Gaúcho, em 2019. O clube da Zona Sul até começou o Estadual passado surpreendendo ao vencer o Inter no Beira-Rio, mas acabou a primeira fase em nono lugar, ficando fora dos mata-matas do Gauchão. Leia mais.
O São Luiz foi a grande surpresa do Gauchão do ano passado ao chegar até a semifinal, onde foi eliminado pelo eventual campeão, o Grêmio. Para a atual temporada, o clube montou um elenco renovado – apenas dois jogadores que disputaram o Estadual de 2019 estão no 19 de Outubro neste ano. Leia mais.
O Ypiranga retorna para a primeira divisão do Campeonato Gaúcho após ter sido campeão da Divisão de Acesso no ano passado. Em 2019, o clube ainda teve boa campanha na Série C do Campeonato Brasileiro, quando esteve perto de subir para a Série B. Leia mais.
GRUPO B
Com boa campanha em 2019, quando ficou em sexto lugar na fase classificatória e avançou para as quartas de final, o Aimoré confia que poderá ter um desempenho parecido no Gauchão deste ano. Leia mais.
O Brasil-Pel chega ao Campeonato Gaúcho como uma incógnita. O Xavante passou por uma grande reformulação no plantel e usará o Estadual como uma espécie de laboratório para a disputa da Série B do Brasileirão, que começará em maio. Do atual elenco, apenas nove jogadores estavam no Bento Freitas em 2019. Leia mais.
Terceiro colocado em 2019, o Caxias almeja ao menos repetir a campanha de melhor time do Interior neste ano. O clube apostou na jovem técnico Rafael Lacerda – o mais novo do Campeonato Gaúcho, com 35 anos – para a Copa Seu Verardi e optou por sua manutenção para o Gauchão. Leia mais.
Fora da elite do Campeonato Gaúcho desde 2014, o Esportivo tem como principal objetivo se manter na primeira divisão. Para isso, o clube da Serra manteve o técnico do acesso, Carlos Moraes, e confia na continuidade do trabalho para ter um bom desempenho neste Gauchão. Leia mais.
Campeão gaúcho em 2018 e 2019, o Grêmio busca o tricampeonato do Estadual, o que alcançou pela última vez nos anos 1980 – quando chegou a enfileirar seis títulos entre 1985 e 1990. Como obteve vaga direta para a fase de grupos da Libertadores, o Tricolor poderá se dedicar apenas ao Gauchão até março. Leia mais.
Após dois anos sob o comando de Rafael Jaques, o São José chega ao Gauchão deste ano com novo técnico. O clube será treinado pelo experiente Leocir Dall'Astra, contratado após a disputa da Copa Seu Verardi. Leia mais.