O Ypiranga retorna para a primeira divisão do Campeonato Gaúcho após ter sido campeão da Divisão de Acesso no ano passado. Em 2019, o clube ainda teve boa campanha na Série C do Campeonato Brasileiro, quando esteve perto de subir para a Série B.
Voltando para o Gauchão, o primeiro objetivo é a permanência na elite. O clube, no entanto, vê como possível almejar classificação para, pelo menos, a semifinal de algum dos turnos.
O Ypiranga conseguiu manter para o Gauchão o goleiro Deivity e o meio-campista Fidelis, destaques da equipe em 2019. A contratação de Neuton, com passagem por clubes como Grêmio e Udinese, trouxe experiência para a defesa, que já contava com Saimon, também ex-jogador do Tricolor. A equipe de Erechim será comandada por Paulo Henrique Marques, que levou o São Luiz até a semifinal do Campeonato Gaúcho do ano passado.
— Montamos uma equipe competitiva, mas dentro das nossas possibilidades. Foi importante termos mantido os principais jogadores da temporada 2019. Esperamos fazer um bom campeonato, sem correr nenhum risco de rebaixamento. Acredito que podemos mais que isso (apenas lutar para não cair). Trouxemos o Paulo Henrique Marques, que é um treinador que monta suas equipes da maneira que historicamente o Ypiranga joga, com um futebol propositivo — avalia o presidente Adilson Stankiewicz.
Ficha técnica
Cidade: Erechim
Estádio: Colosso da Lagoa
Fundação: 18/8/1924
Em 2019: campeão da Divisão de Acesso
Títulos: nenhum
Destaque: Neuton
Surgido no Grêmio, Neuton é o nome mais conhecido do Ypiranga. O jogador, que atua como zagueiro e lateral-esquerdo, teve passagem pelo futebol europeu em clubes como Udinese-ITA, Watford-ING e Granada-ESP. Aos 29 anos, ele retorna para sua cidade natal pra defender o Ypiranga pela primeira vez como profissional – jogou no clube apenas nas categorias de base.