O Brasil-Pel chega ao Campeonato Gaúcho como uma incógnita. O Xavante passou por uma grande reformulação no plantel e usará o Estadual como uma espécie de laboratório para a disputa da Série B do Brasileirão, que começará em maio. Do atual elenco, apenas nove jogadores estavam no Bento Freitas em 2019.
Para o comando do grupo, a direção rubro-negra apostou em uma solução caseira. Auxiliar técnico em 2019, quando chegou a comandar o time de forma interina, o ex-centroavante Gustavo Papa foi promovido a treinador da equipe. Ele terá a difícil missão de dar um padrão de jogo ao Brasil com pouco tempo de trabalho.
Por disputar a Série B, o Brasil-Pel iniciou sua preparação para o Gauchão depois dos outros times do Interior. Mesmo assim, a confiança é de que o clube poderá pelo menos avançar para a fase semifinal de algum dos turnos. O elenco renovado ainda conta com alguns jogadores com história no clube, como o volante Leandro Leite, o zagueiro Heverton e o lateral-direito Ednei.
— O tempo é curto, mas estou confiante com o que desenvolvemos na pré-temporada. Os jogadores têm mostrado muita dedicação. O Campeonato Gaúcho é praticamente um torneio e, por isso, aceleramos os treinamentos. Você pode ter 40 dias de tempo de treino e, na hora de jogar, as coisas não funcionarem. O tempo preocupa, mas confio no trabalho e nos profissionais que temos no Brasil. Chegaremos ao Gauchão em bom momento — disse Gustavo Papa.
Ficha técnica
Cidade: Pelotas
Estádio: Bento Freitas
Fundação: 7/9/1911
Em 2019: 10º
Títulos: 1 (1919)
Destaque: Leandro Leite
No Brasil-Pel desde 2013, Leandro Leite renovou o contrato para sua oitava temporada no Bento Freitas. O volante, de 37 anos, e um dos símbolos do Xavante, que nos últimos anos se firmou com um clube da Série B do Campeonato Brasileiro.
Neste Gauchão, Leandro Leite terá missão de ser, dentro de campo, o líder da equipe que será comandada por Gustavo Papa.