Um dos clubes mais tradicionais do Estado, o Pelotas fez uma campanha que serviu apenas para evitar o rebaixamento no ano em que retornou para a primeira divisão do Campeonato Gaúcho, em 2019. O clube da Zona Sul até começou o Estadual passado surpreendendo ao vencer o Inter no Beira-Rio, mas acabou a primeira fase em nono lugar, ficando fora dos mata-matas do Gauchão.
Para este ano, a direção espera dar um passo a mais em suas metas para o Campeonato Gaúcho. O título da Copa Seu Verardi no ano passado deu confiança para o Pelotas, que fez oito contratações para o Gauchão. E o ano de 2020 começou com o título da Recopa Gaúcha.
O clube confia na evolução da equipe com a continuidade do técnico Antônio Picoli, que substituiu Felipe Endress ainda durante a disputa da Copinha no semestre passado. O Pelotas protagonizou a contratação mais polêmica do Gauchão quando fechou com o volante Felipe Guedes, que chegou a ser anunciado pelo rival Brasil-Pel.
— A gente tem uma forte expectativa de chegar a pelo menos alguma semifinal do Campeonato Gaúcho. Não estamos entrando no Gauchão deste ano igual ao ano passado, quando nosso objetivo era evitar o rebaixamento. Temos time e grupo para querer mais neste ano — confia o diretor-executivo Álvaro Ramos.
Ficha técnica
Cidade: Pelotas
Estádio: Boca do Lobo
Fundação: 11/10/1908
Em 2019: 9º
Títulos: 1 (1930)
Destaque: Felipe Guedes
O volante Felipe Guedes se tornou um dos principais personagens — talvez o principal — do período de preparação para o Gauchão. O jogador de 28 anos foi contratado pelo Pelotas após uma disputa com o rival Brasil-Pel. Guedes chegou a ser anunciado pelo Xavante como reforço, mas depois acabou indo parar na Boca do Lobo.
Criado nas categorias de base do Grêmio, já havia atuado no Pelotas em duas oportunidades. Em 2014, ele fez parte do time que conquistou a Recopa Gaúcha. O volante também defendeu o clube em 2013. Em 2019, o jogador disputou a Serie B do Brasileirão pelo Guarani.