Campeão gaúcho em 2018 e 2019, o Grêmio busca o tricampeonato do Estadual, o que alcançou pela última vez nos anos 1980 – quando chegou a enfileirar seis títulos entre 1985 e 1990. Como obteve vaga direta para a fase de grupos da Libertadores, o Tricolor poderá se dedicar apenas ao Gauchão até março.
Na quarta temporada sob o comando de Renato Portaluppi, o Grêmio passou por mudanças em relação ao ano passado. A principal delas foi a saída de Luan, um dos símbolos da volta dos grandes títulos do clube a partir de 2016. O Tricolor também sofreu com uma reformulação em sua comissão técnica, com demissões de preparadores físico e de goleiros, fisiologistas, nutricionista e outros profissionais que trabalhavam diretamente com os atletas.
O Grêmio conseguiu suprir algumas carências do elenco na janela de transferências. Vanderlei foi contratado para o gol, Victor Luiz chegou para a lateral direita, enquanto Caio Henrique é reforço a ser confirmado para o setor esquerdo. O clube também trouxe o volante Lucas Silva. A direção ainda busca a contratação de um centroavante e um meio-campista.
— A nossa expectativa de participação no Campeonato Gaúcho é de ser campeão, sem nenhuma dúvida. Se o Grêmio entra em um campeonato dessa natureza, tem de vencer. Temos de buscar manter a hegemonia, já que somos atuais campeões, e tentar conquistar o tricampeonato — projeta o presidente Romildo Bolzan Júnior.
Ficha técnica
Cidade: Porto Alegre
Estádio: Arena do Grêmio
Fundação: 15/9/1903
Em 2019: campeão
Títulos: 38
Destaque: Everton
Em busca do tricampeonato gaúcho, o Grêmio tem no atacante Everton a sua principal arma. O camisa 11 foi o artilheiro do Tricolor na temporada passada, com 20 gols, e peça fundamental na conquista do Gauchão.
Everton teve como destaque, ainda em 2019, o título da Copa América pela Seleção Brasileira. Ele foi o artilheiro da competição, com três gols. Para 2020, o jogador é mais uma vez a principal esperança de gols para a torcida gremista e deverá atormentar seus marcadores ao longo do Gauchão.