Fora da elite do Campeonato Gaúcho desde 2014, o Esportivo tem como principal objetivo se manter na primeira divisão. Para isso, o clube da Serra manteve o técnico do acesso, Carlos Moraes, e confia na continuidade do trabalho para ter um bom desempenho neste Gauchão.
O elenco do Esportivo conta com jogadores de idade avançada, como os goleiros Jonatas Cunegatto (39 anos) e Renan (34), o zagueiro Cleiton (38), o lateral Vinicíus Bovi (37), os meias Diogo (34) e Juninho Tardelli (36) e o atacante Marcão (34).
— Os critérios seguidos pela comissão técnica e direção na escolha do plantel se deram com base na qualidade do jogador, encaixe no orçamento, perfil, números recentes e avaliação criteriosa de histórico e aspectos técnicos e físicos. Para termos uma temporada satisfatória, é necessário muito trabalho, planejamento e união em prol do mesmo objetivo. Por isso, o importante é formarmos uma equipe competitiva e que possa almejar uma campanha de consolidação do clube na elite do futebol gaúcho — avalia o técnico Carlos Moraes.
Ficha técnica
Cidade: Bento Gonçalves
Estádio: Montanha dos Vinhedos
Fundação: 28/8/1919
Em 2019: vice-campeão da Divisão de Acesso
Títulos: nenhum
Destaque: Renan
O goleiro Renan é o principal nome do experiente elenco do Esportivo no retorno para a primeira divisão do Gauchão. A aposta no clube é ter no gol um jogador que passe segurança para o restante do sistema defensivo.
Renan tem um currículo como poucos jogadores no Gauchão. Bicampeão da Libertadores (uma delas como titular) e do Mundial de Clubes pelo Inter, ele teve passagens por clubes como Valencia-ESP e Goiás. O goleiro teve a experiência de ter disputado uma Olimpíada (2008) e um Mundial Sub-20 (2005) com a seleção brasileira de base.