Mais de uma década depois de conquistar sua última Copa do Mundo, a seleção brasileira de futsal tenta recuperar a hegemonia no esporte. Foi ainda com a geração de Falcão, aposentado em 2018, que o Brasil venceu o Mundial em 2012, na Tailândia. Agora, sob o comando do técnico Marquinhos Xavier, o desafio é vencer a competição pela sexta vez na história e celebrar o hexa nas quadras do Uzbequistão. Pela primeira vez, a Fifa vai realizar o torneio na Ásia Central.
Foram três semanas de treinos no Rio de Janeiro e nesta segunda-feira (2), o Brasil embarca para o país da Copa. Na capital Tashkent, o time fará dois amistosos de preparação contra os donos da casa, nos dias 6 e 8 de setembro. A partir do dia 9, a concentração será em Bucara, ao sul do país, perto da fronteira com o Turcomenistão, distante quase 600 quilômetros da capital. Lá, os brasileiros farão toda a primeira fase contra Cuba, Croácia e Tailândia. Os dois primeiros passam diretamente para as oitavas de final enquanto o terceiro colocado pode se garantir pelo índice técnico.
Agenda do Brasil na Copa do Mundo de Futsal (horários de Brasília)
- 14/9 - 9h30 - Brasil x Cuba
- 17/9 - 12h - Brasil x Croácia
- 20/9 - 9h30 - Brasil x Tailândia
Cidadão Barbosense no comando da seleção canarinho
Apesar de ter nascido em Lages (SC), o técnico da seleção brasileira tem forte relação com o Rio Grande do Sul. Marquinhos chegou ao Estado em 2014, para treinar a ACBF, de Carlos Barbosa. Ficou seis temporadas no clube, conquistando 12 títulos em 380 partidas. Saiu do time gaúcho para treinar a seleção, mas decidiu fixar residência em Carlos Barbosa, onde mora até hoje. No final de 2023, recebeu o título de "Cidadão Barbosense", conferido pela Câmara de Vereadores.
Esta será a 10ª Copa do Mundo de Futsal organizada pela Fifa. Nas nove anteriores, foram cinco títulos do Brasil (1989 - 1992 - 1996 - 2008 - 2012), dois da Espanha (2000 - 2004), um da Argentina (2016) e um de Portugal (2021). Os três campeões, além dos brasileiros, vão estar no Uzbequistão e são os principais adversários para impedir o hexa.
Grupos da Copa
Grupo A - Uzbequistão, Paraguai, Holanda e Costa Rica
Grupo B - Brasil, Cuba, Croácia e Tailândia
Grupo C - Argentina, Ucrânia, Afeganistão e Angola
Grupo D - Espanha, Cazaquistão, Nova Zelândia e Líbia
Grupo E - Portugal, Panamá, Tadjiquistão e Marrocos
Grupo F - Irã, Venezuela, Guatemala e França
Regulamento
Na primeira fase, de 14 a 22 de setembro, os times se enfrentarão dentro dos grupos em turno único. Os dois melhores de cada grupo passam às oitavas de final, além de quatro terceiros colocados melhores classificados por índice técnico. A partir daí, jogos eliminatórios até a final, prevista para 6 de outubro.