Um dos maiores adversários do Brasil na disputa pela Copa do Mundo de futsal, a Espanha se deu muito bem no sorteio das chaves do torneio do Uzbequistão. Cabeça-de-chave do Grupo D, o time do técnico Fede Vidal pegou dois adversários inexpressivos na primeira fase: Líbia e Nova Zelândia. O Cazaquistão, que fecha o grupo, pode causar algum incômodo, mas nada que ameace a classificação espanhola às oitavas de final.
Segunda maior campeã da competição, tendo erguido a taça duas vezes seguidas — em 2000, na Guatemala, e em 2004, em Taipé Chinês —, a Fúria pode sim atrapalhar o sonho do hexa brasileiro em 2024. Por isso, vale a pena ficar de olho em sua estreia, em 15 de setembro, contra o Cazaquistão.
Entre os destaques do grupo espanhol deste ano estão os alas Chino e Mellado.
Espanha
- Técnico: Fede Vidal
- Ranking da Fifa: 3º
- Participações em Copas: 10
- Melhor desempenho: bicampeã em 2000 e 2004.
- Destaques: Chino, Mellado e Fernández
Representante da Uefa
Os cazaques fizeram uma campanha muito boa nas eliminatórias da Uefa, vencendo os seis jogos que disputaram na "Ronda de Elite". O torneio reunia cinco grupos de quatro times e só os campeões de chave se classificavam à Copa do Mundo. Eles tiveram 100% de aproveitamento contra Holanda, Romênia e Azerbaijão.
A equipe é treinada pelo brasileiro Kaká (Paulo Ricardo Figueiró Silva), de 47 anos, que nasceu em Aracaju, mas fez carreira no futsal de Marau, no Rio Grande do Sul.
Neste ano, eles devem tentar igualar o resultado no Mundial de 2021, quando terminaram em quarto lugar, após perder a disputa do bronze para o Brasil.
Cazaquistão
- Técnico: Kaká - Paulo Ricardo Silva
- Ranking da Fifa: 8º
- Participações em Copas: 4
- Melhor desempenho: 4º lugar em 2021
- Destaques: Douglas Júnior, Léo Higuita e Taynan (todos brasileiros, naturalizados cazaques)
Representante da OFC
Estreante na Copa, a Nova Zelândia foi um dos primeiros times a se garantir no Mundial 2024. Em outubro do ano passado, a seleção da Oceania venceu a Copa das Nações do continente, deixando para trás Ilhas Salomão, Taiti e Ilhas Fiji. O técnico Marvin Eakins comanda a equipe, que fez três amistosos pouco auspiciosos recentemente: eles perderam para Irã e Marrocos e empataram com o Vietnã.
Nova Zelândia
- Técnico: Marvin Eakins
- Ranking da Fifa: 19º
- Participações em Copas: 1
- Melhor desempenho: estreante em 2024
- Destaques: Ditfort, Grey e Manickum
Representante da CAF
Fechando o grupo, o time da Líbia. Os africanos estão entre os piores do ranking da Fifa que disputarão a Copa do Mundo. Em 50º lugar, ficam à frente apenas de Cuba. A vaga veio no drama dos pênaltis, na disputa pelo terceiro lugar da Copa Africana, contra o Egito. O técnico espanhol Ricardo Iñiguez é a única esperança do país, que nunca venceu um jogo de Mundial.
Líbia
- Técnico: Ricardo Iñiguez
- Ranking da Fifa: 50º
- Participações em Copas: 3
- Melhor desempenho: nunca passou da fase de grupos
- Destaques: El-Wahab, Said e Ali Shoshan
Tabela de jogos do Grupo D
15/9
Nova Zelândia x Líbia
Espanha x Cazaquistão
18/9
Líbia x Cazaquistão
Espanha x Nova Zelândia
21/9
Nova Zelândia x Cazaquistão
Espanha x Líbia
*Classificam-se à próxima fase as duas melhores seleções do grupo e, dentre os seis grupos, as quatro melhores terceiras colocadas.