Um delegado e três policiais foram presos durante uma operação da Polícia Federal em São Paulo (SP) na manhã desta terça-feira (17). Eles são suspeitos de atuar junto ao Primeiro Comando da Capital (PCC).
Além deles, outras três pessoas foram presas. Ainda há um outro mandato de prisão contra um quarto policial, que é considerado foragido.
A suspeita é de que os policiais civis atuavam para garantir a proteção da facção e facilitar a lavagem de dinheiro, por meio da compra de imóveis usando intermediários ou empresas de fachada. Eles também são suspeitos de desviar bens que deveriam ser apreendidos.
Segundo informações do g1, a prisão temporária dos investigados foi decretado pela Justiça, bem como buscas e apreensões em endereços relacionados a eles, além de outras medidas cautelares como o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de bens.
Entre os presos está o delegado Fabio Baena, que foi acusado por Gritzbach, em delação premiada, de extorsão. Na época, Baena comandava uma investigação em que o delator era suspeito de mandar matar dois integrantes do PCC.
Ao g1, a defesa de Baena disse que considera a prisão do cliente abusiva, mas que só vai se pronunciar após ter acesso à decisão judicial que determinou a prisão.
A ação é realizada em conjunto com promotores do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), com apoio da Corregedoria da Polícia Civil. A Operação Tacitus é resultado de um cruzamento de diversas investigações sobre o PCC, incluindo sobre o assassinato do delator Antônio Vinícius Gritzbach, ocorrido em 8 de novembro no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
Participam da ação 130 agentes das forças de segurança que atuam na capital de São Paulo e nas cidades de Bragança Paulista, Igaratá e Ubatuba, no interior do Estado. Os investigados, de acordo com as suas condutas, vão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva e ocultação de capitais. As penas somadas podem alcançar 30 anos de reclusão.