O Gauchão de Futsal não deve ter um desfecho em 2024. Isso porque o classificado para a final oriundo do confronto entre Guarany, de Espumoso, e Atlântico segue indefinido, dependendo de desdobramentos no tribunal. Com a falta de perspectiva e a proximidade do fim do ano, a tendência é de que a sequência do campeonato aconteça somente na próxima temporada.
A Yeesco Futsal, que foi o primeiro time a garantir um lugar na final, deu férias para o seu elenco. A reapresentação para a temporada 2025 será no dia 15 de janeiro. A equipe estava treinando normalmente enquanto aguardava uma definição da situação. O clube teria pressionado a Liga Gaúcha por uma resolução.
A Liga Gaúcha e o clube ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o assunto.
Na semana passada, o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) absolveu o Atlântico por abandonar a quadra após o goleiro João Paulo sofrer injúria racial. Além disso, decidiu-se que a partida entre Guarany e Atlântico tivesse sequência, a partir do momento em que foi paralisada, faltando 50 segundos para o fim do primeiro tempo da prorrogação. O jogo estava empatado em 1 a 1. O TJD determinou que o jogo fosse retomado na cidade de Espumoso e com portões fechados.
A Liga Gaúcha ainda não marcou a data para a sequência da partida, pois os clubes podem recorrer ao STJD até quarta-feira (18). Se forem apresentados recursos, o julgamento poderá ocorrer na quinta-feira (19). No entanto, com a demora, não haveria datas disponíveis neste ano para realizar os jogos.