O Uzbequistão é logo ali e o técnico Marquinhos Xavier já confirmou os convocados para defender a seleção brasileira na próxima Copa do Mundo de futsal, que ocorre no país asiático a partir de 14 de setembro.
A lista de 15 atletas, divulgada na semana passada pelo treinador, é composta em sua maioria por jogadores que atuam no Exterior e que tem bastante experiência na bagagem. Apenas três convocados jogam no Brasil: Lucas Gomes e Leandro Lino, do Magnus, e Marcênio, do Jaraguá. A média de idade do grupo é de 31,4 anos.
Confira a seguir um pouco da história e dos títulos de cada um destes jogadores.
Goleiros
Guitta - Ukhta, Rússia
Eleito melhor goleiro de futsal do mundo na temporada de 2021, Thiago Mendes da Rocha, o Guitta, apareceu para o esporte no Santo André, de São Paulo, e ainda atuou no Corinthians antes de se transferir para Portugal. Foram cinco temporadas no Sporting para depois chegar no atual clube, em 2023.
O armário do goleiro de 37 anos tem 21 taças, como duas Ligas Nacionais de Futsal e uma Super Liga, no Brasil, 11 títulos em Portugal, uma Copa do Mundo de Futsal, duas Champions League, uma Libertadores, dois Grand Prix de Futsal e uma Copa América.
- Nome completo — Thiago Mendes Rocha
- Idade — 37 anos
- Naturalidade — Mauá (SP)
Roncaglio - Anderlecht (Bélgica)
Diego Roncaglio surgiu no Jaraguá Futsal, em 2007, passou por times como Blumenau, Joinville, Guarapuava, Kairat (Cazaquistão), Benfica (Portugal) e está no Anderlecht desde 2022. O jogador de 35 anos já conquistou duas Ligas Nacionais, três Taças Brasil, uma Superliga de Futsal, duas Libertadores de Futsal, uma Liga Portuguesa de Futsal e três Taças da Liga em Portugal, além de seis títulos nacionais no Cazaquistão.
- Nome completo — Diego Roncaglio
- Idade — 36 anos
- Naturalidade — Blumenau (SC)
Willian - Norilsk Nickel (Rússia)
Depois de construir a carreira com 11 temporadas no Joinville, Willian se transferiu para a Rússia na temporada de 2024. O goleiro se tornou ídolo na equipe catarinense, pela qual conquistou a Liga Nacional em 2017 e participou da campanha que levou o time à final do campeonato no ano passado, quando acabou derrotada pelo Atlântico.
Willian iniciou no Jaraguá, outro tradicional clube de Santa Catarina, e migrou para o rival aos 18 anos. Pelo Joinville, ainda venceu duas Taças Brasil e uma Supercopa do Brasil.
- Nome completo — Willian Felipe Dorn
- Idade — 29 anos
- Naturalidade — Jaraguá do Sul (SC)
Fixos
Neguinho - Palma (Espanha)
O fixo se transferiu para a Espanha no final do ano passado depois de conquistar a Liga Nacional de Futsal pelo Atlântico, de Erechim. Também em 2023, o atleta venceu a Copa das Nações com a Seleção Brasileira, em São Paulo.
O jogador de 24 anos começou no Corinthians e está na segunda passagem pela Espanha, onde já atuou em outros times desde 2021. Recentemente, assinou contrato com o Barcelona até junho de 2028, mas segue no Palma por mais uma temporada, emprestado.
- Nome completo — João Victor Alves Sena
- Idade — 24 anos
- Naturalidade — São Paulo (SP)
Marlon (El Pozo, Espanha)
No El Pozo desde a última temporada, o fixo de 36 anos despontou no Santo André e, entre clubes brasileiros, tem passagens vitoriosas pela ACBF, de Carlos Barbosa. Foi da equipe gaúcha que ele saiu para o Movistar Inter, da Espanha, em 2018.
O atleta tem no currículo uma Liga Nacional de Futsal, uma Supercopa Brasil de Futsal, a primeira divisão da Espanha, duas Libertadores, uma Champions League e a Copa das Nações, disputada em 2023 com a Seleção Brasileira.
- Nome completo — Marlon Oliveira Araújo
- Idade — 36 anos
- Naturalidade — Canoas (RS)
Lucas Gomes - Magnus (Brasil)
Aos 25 anos, Lucas Gomes tem toda a carreira dedicada ao Magnus, de Sorocaba. Pela equipe paulista, o fixo já conquistou títulos como uma Libertadores, uma Liga Nacional, uma Taça Brasil, uma Copa do Brasil e três Supercopas Brasil.
Em 2024, ele viverá o sonho de defender a seleção em uma Copa do Mundo. Será a primeira grande competição do jogador com a amarelinha.
- Nome completo — Lucas Rodrigues Manardo Gomes
- Idade — 25 anos
- Naturalidade — São Paulo (SP)
Alas
Felipe Valério - El Pozo (Espanha)
O fixo de 30 anos é cria do Grêmio Moagiano e ganhou destaque nacional na ACBF, entre 2015 e 2018. Ele saiu do time de Carlos Barbosa direto para o El Pozo. Felipe Valério conquistou títulos como duas Libertadores, uma Supercopa Brasil de Futsal e a Copa das Nações.
- Nome completo — Felipe Valério Paschoal
- Idade — 31 anos
- Naturalidade — Suzano (SP)
Leandro Lino - Magnus (Brasil)
O atleta, que surgiu no Corinthians e está no Magnus desde 2018, é um dos maiores campeões em atividade no Brasil. Aos 28 anos, ele soma uma Libertadores, duas Ligas Nacionais de Futsal, duas Supercopa Brasil de Futsal, dois Mundiais de Clubes, uma Copa América e um Grand Prix, entre outras taças.
- Nome completo — Leandro Lino dos Santos
- Idade — 28 anos
- Naturalidade — Franco da Rocha (SP)
Marcênio - Jaraguá (Brasil)
Marcênio, de 36 anos, tem 28 taças na carreira e é um dos atletas mais vitoriosos entre os convocados. Ele já conquistou uma Liga Nacional, uma Taça Brasil, uma Superliga de Futsal, quatro taças da Primeira Divisão da Espanha, três Copas da Espanha, três Copas do Rei, e cinco títulos nacionais na Rússia, além de três Champions League, duas Libertadores, um Mundial de Clubes e um Grand Prix de Futsal.
O jogador se destacou no início da carreira pela ACBF, de Carlos Barbosa, e alcançou o auge no Barcelona, entre 2018 e 2023, de onde saiu para o Anderlecht, da Bélgica. Ele retornou ao Brasil para a temporada de 2024, para defender o Jaraguá.
- Nome completo — Marcênio Ribeiro da Silva
- Idade — 36 anos
- Naturalidade — Campo Grande (MS)
Arthur - Benfica (Portugal)
Cria do Praia Clube, Arthur passou pelo Corinthians e pelo Magnus, no Brasil, antes de se transferir para o Barcelona em 2018. Desde 2020, completou cinco temporadas no Benfica, de Portugal.
Na bagagem, o ala de 30 anos tem uma Liga Nacional de Futsal, uma Supercopa Brasil, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga de Portugal, uma Primeira Divisão da Espanha, duas Copas da Espanha, duas Copas do Rei e Supercopa da Espanha, além de uma Champions League, duas Copas América e a Copa das Nações.
- Nome completo — Arthur Guilherme de Sousa Fortunato
- Idade — 30 anos
- Naturalidade — Uberlândia (MG)
Dyego - Barcelona (Espanha)
Atleta consolidado na Espanha, Dyego já soma 12 temporadas no Barcelona, com quatro títulos da primeira divisão do país, três Copas da Espanha, cinco Copas del Rey, três Champions League, um Grand Prix, entre outros.
Ele também conquistou a Copa das Nações pelo Brasil no ano passado e era uma das referências técnicas e de experiência do grupo que venceu a Copa América em 2024. Atualmente com 34 anos, Dyego surgiu para o futsal no extinto Copagril, do Paraná.
- Nome completo — Dyego Henrique Zuffo
- Idade — 34 anos
- Naturalidade — Palmitos (SC)
Marcel - El Pozo (Espanha)
Marcel entrou na sexta temporada pelo El Pozo neste ano. Desde 2018, está na Espanha, onde começou no Inter Movistar. Contudo, no ano seguinte, já se transferiu para o atual clube. Foi o artilheiro da Primeira Divisão da Espanha na última temporada, com 32 gols em 38 jogos, e foi escolhido o melhor jogador da competição.
Entre os títulos, venceu uma Copa América, um Mundial de Clubes, um Grand Prix, duas Ligas Conmebol Sul-Americana, uma Liga Nacional, uma Supercopa do Brasil e uma Primeira Divisão da Espanha.
No Brasil, Marcel surgiu no Corinthians, em 2016. Logo em seguida, passou para o Magnus Futsal.
- Nome completo — Marcel de Mendonça Marques
- Idade — 27 anos
- Naturalidade — São Paulo (SP)
Pivôs
Pito - Barcelona (Espanha)
Eleito melhor jogador de futsal do mundo no ano passado, Pito está na Espanha desde 2016 e, nas últimas três temporadas, atuou pelo Barcelona. No Brasil, surgiu no Concordiense e atuou na ACBF.
Aos 32 anos, já venceu uma Liga Nacional de Futsal, três Primeiras Divisões da Espanha, três Copas da Espanha, três Copas do Rei, uma Champions League, quatro Supercopas da Espanha, dois Grand Prix e a Copa das Nações, entre outras conquistas.
- Nome completo — Jean Pierre Guisel Costa
- Idade — 32 anos
- Naturalidade — Chapecó (SC)
Rafa Santos (El Pozo, Espanha)
Aos 33 anos, o pivô Rafa Santos é um dos destaques do El Pozo. Depois de consolidar carreira no Brasil pela ACBF, foi para o Japão em 2017 e, desde 2020, atua pelo time espanhol.
Já conquistou uma Liga Japonena, uma Ocean Cup, uma Supercopa Brasil de Futsal, uma Copa América, a Copa das Nações, entre outros títulos.
- Nome completo — Rafael dos Santos
- Idade — 33 anos
- Naturalidade — São Bernardo do Campo (SP)
Ferrão - Semey (Cazaquistão)
Anunciado em julho pelo Semey, atual campeão do Cazaquistão, Ferrão teve 10 temporadas pelo Barcelona, com 318 gols em 378 jogos, e somou 23 títulos pelo clube, com duas Champions League, quatro Ligas Espanholas, quatro Copas do Rei e três Supercopas.
Em agosto do ano passado, uma lesão no tendão de Aquiles deixou o pivô parado por cerca de 10 meses e, por consequência, de fora das últimas convocações da seleção brasileira. Ainda assim o atleta, eleito o melhor jogador de futsal do mundo em 2019, 2020 e 2021, ganhou um espaço na lista de Marquinhos para a Copa.
- Nome completo — Carlos Vagner Gularte Filho
- Idade — 33 anos
- Naturalidade — Chapecó (SC)
Preparação
Um dos atletas chamados para a Copa do Mundo deverá ser cortado após o período de preparação da seleção, que começa em 10 de agosto, no Rio de Janeiro. O grupo embarcará para o Uzbequistão duas semanas antes do início do torneio, uma vez que o Brasil terá dois amistosos, em 6 e 8 de setembro, contra os uzbeques.
A seleção brasileira é a maior vencedora da Copa do Mundo, com títulos em 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012. A Espanha tem duas conquistas e a Argentina, uma. Portugal é o atual campeão.