A evolução argentina no futsal é evidente. Finalista nas duas últimas edições da Copa do Mundo, sendo campeã na Colômbia, em 2016, e vice na Lituânia, em 2021, a maior rival do Brasil só foi chegar a uma fase eliminatória de Mundial em 2004, em Taipé Chinês. Antes disso, sofria nas fases anteriores. Para 2024, a esperança é se manter no topo.
Cabeça-de-chave do Grupo C da Copa do Uzbequistão, que tem início em 14 de setembro, a Albiceleste tem esperança de sair na frente em sua chave, na qual enfrentará Ucrânia, Afeganistão e Angola.
O técnico Matias Lucuix conta com o talento do goleiro Nico Sarmiento e dos alas Lucas Tripodi e Kiki Vaporaki, para passar sem maiores problemas na fase de grupos.
Argentina
- Técnico: Matias Lucuix
- Ranking da Fifa: 5º
- Participações em Copas: 10
- Melhor desempenho: campeã em 2016.
- Destaques: Sarmiento, Tripodi e Vaporaki.
Representante da Uefa
O primeiro desafio da Argentina na Copa será seu jogo mais complicado. A Ucrânia garantiu vaga nas eliminatórias da Uefa de forma direta, ficando em primeiro num grupo que tinha Polônia, Sérvia e Bélgica. O técnico Oleksandr Kosenko aposta na pontaria do goleador Ihor Korsun, autor de 11 gols nas eliminatórias e vice-artilheiro da competição.
Ucrânia
- Técnico: Oleksandr Kosenko
- Ranking da Fifa: 12º
- Participações em Copas: 6
- Melhor desempenho: 4º lugar em 1996 (semifinalista)
- Destaques: Korsun, Shoturma e Shved.
Representante da CAF
Comandada pelo português Marcos Antunes, a seleção de Angola chega para sua segunda Copa do Mundo de futsal. A vaga veio com o vice-campeonato na Copa Africana disputada em abril, no Marrocos. Em 2021, na Lituânia, o time angolano não passou da fase de grupos, perdendo os três jogos que disputou contra Espanha, Paraguai e Japão.
Angola
- Técnico: Marcos Antunes
- Ranking da Fifa: 47º
- Participações: 2
- Melhor desempenho: nunca passou da fase de grupos
- Destaques: Bráulio, Chico e Hélber.
Representante da AFC
Um dos quatro estreantes nesta Copa, o Afeganistão chegou ao torneio após conquistar a última vaga na Taça das Nações da Ásia. O time é o 30º colocado no ranking da Fifa e tudo o que vier pela frente no Uzbequistão já será muito comemorado.
Afeganistão
- Técnico: Majid Mortezaei
- Ranking da Fifa: 30º
- Participações: 1
- Melhor desempenho: estreia em 2024
- Destaques: Safari, Kazemi e Nowrozi.
Tabela de jogos do Grupo C
15/9
Afeganistão x Angola
Argentina x Ucrânia
18/9
Angola x Ucrânia
Argentina x Afeganistão
21/9
Ucrânia x Afeganistão
Argentina x Angola
*Classificam-se à próxima fase as duas melhores seleções do grupo e, dentre os seis grupos, as quatro melhores terceiras colocadas.