A África definiu neste domingo (21), em Rabat, os seus representantes na próxima Copa do Mundo de futsal: Marrocos, Angola e Líbia. Marroquinos e angolanos já estavam garantidos por terem vencido as semifinais na sexta-feira (19). A última vaga no Mundial saiu da disputa do terceiro lugar entre Egito e Líbia. E nos pênaltis, os líbios surpreenderam.
Nos 40 minutos do tempo normal, o Egito abriu 2 a 0 com dois gols de Essam Ramadan. A Líbia buscou o empate com Said e Suhayb. A igualdade forçou uma disputa de pênaltis. E aí brilhou a estrela do goleiro líbio El-Wahab. Ele pegou duas cobranças dos egípcios e se tornou o principal responsável pela terceira Copa de futsal da Líbia na história.
Marrocos campeão
Após a classificação da Líbia, Marrocos e Angola decidiram o título da Copa Africana. Com um ginásio completamente lotado, os marroquinos se impuseram e venceram por 5 a 1, conquistando a competição pela terceira vez na história, além de juntos com os angolanos irem para mais um Mundial da modalidade.
Restam quatro vagas na Ásia
Já são 20 países garantidos no próximo Mundial. A Ásia tem competição em andamento até o próximo domingo, dia 28 de abril, na Tailândia. As quartas de final da Copa da Ásia começam na próxima quarta-feira (24) e definirão os quatro classificados.
- África - Angola, Líbia e Marrocos.
- América do Sul - Brasil, Argentina, Paraguai e Venezuela.
- Ásia - Uzbequistão (sede - restam mais quatro vagas).
- Concacaf - Costa Rica, Cuba, Guatemala e Panamá.
- Europa - Cazaquistão, Croácia, Espanha, França, Holanda, Portugal e Ucrânia.
- Oceania - Nova Zelândia.