As três cidades que vão receber a Copa do Mundo de futsal em 2024 foram conhecidas nesta sexta-feira (19). O próximo Mundial será disputado no Uzbequistão entre os dias 14 de setembro a 6 de outubro, e Tashkent, Bucara e Andijan foram selecionadas para receber os jogos.
Tashkent é a capital do Uzbequistão. A cidade fica a cerca de 800 quilômetros da fronteira com o Cazaquistão, no nordeste do país, e possui 2,5 milhões de habitantes.
Bucara tem 280 mil habitantes e fica a 570 quilômetros da capital, em direção ao sul e a fronteira com o Turcomenistão. É um local reconhecido pela história, sendo Patrimônio Mundial da Unesco. A fundação data do século 6 antes de Cristo.
Já Andijan é um pouco mais populosa, com 440 mil habitantes e distante 350 quilômetros de Tashkent.
A definição das cidades em que a Seleção Brasileira irá jogar só será conhecida após o sorteio dos grupos do torneio, em 26 de maio. Esta será a primeira Copa de futsal realizada pela Fifa na Ásia Central. A entidade organiza os campeonatos mundiais da modalidade desde 1989.
O Brasil é o maior vencedor do torneio, com cinco conquistas: 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012. A Espanha tem dois títulos (2000 e 2004) enquanto Portugal (2021) e Argentina (2016) venceram uma vez cada.
18 países garantidos na Copa
- África - Angola e Marrocos (resta mais uma vaga).
- América do Sul - Brasil, Argentina, Paraguai e Venezuela.
- Ásia - Uzbequistão (sede - restam mais quatro vagas).
- Concacaf - Costa Rica, Cuba, Guatemala e Panamá.
- Europa - Cazaquistão, Croácia, Espanha, França, Holanda, Portugal e Ucrânia.
- Oceania - Nova Zelândia.
As quatro vagas da Ásia serão dos quatro semifinalistas que estão disputando a Copa da Ásia na Tailândia. As 16 seleções estão divididas em quatro grupos de quatro times e jogam a fase classificatória até o dia 22 de abril. Depois acontecem as quartas de final, as semifinais e a grande decisão programada para o dia 28 deste mês.
Na África, a terceira e última vaga, será do vencedor do confronto entre Egito e Líbia, neste domingo (21), em Rabat, no Marrocos. As duas seleções decidem o terceiro e quarto lugares da Copa Africana de Nações. A final será entre Angola e Marrocos que vão à Copa.