Agora só restam sete vagas. Em Manágua, na Nicarágua, foram conhecidos nesta quarta-feira (17), os quatro semifinalistas do Campeonato de Futsal da Concacaf - a Confederação das Associações de Futebol das Américas do Norte, Central e do Caribe. Costa Rica, Cuba, Panamá e Guatemala vão para o Mundial do Uzbequistão, em setembro de 2024. As potências Estados Unidos, Canadá e México, ficaram pelo caminho.
Os quatro jogos das quartas de final foram disputados no Ginásio Polideportivo Alexis Argüello, na capital nicaraguense. Na partida de abertura, a Costa Rica venceu o Canadá por 3 a 2, gols de Cabalceta, Tijerino e Vindas. Rose e El-Harchali diminuíram para os canadenses. Esta será a sexta Copa do Mundo de futsal da Costa Roca, sendo a quarta consecutiva. Em 2016, os "Ticos" chegaram às oitavas de final.
Na sequência, o Panamá derrotou os Estados Unidos por 2 a 1. Hinks abriu o placar para os "Canaleros" e Milord ampliou a vantagem. Andrade ainda descontou. É a quarta qualificação consecutiva dos panamenhos no Mundial.
O México não foi páreo para a Guatemala. Goleada de 9 a 4 dos guatemaltecos, com destaque para Alvarado, autor de três gols. Sandoval (2), Santizo, Marin, Díaz e Paniagua completaram o placar. Os mexicanos descontaram com Sánchez, Eder Giorgana, Miguel Giorgana e Davalos. Será a sexta participação da Guatemala em uma Copa.
A noite terminou com uma dramática classificação cubana. Ainda no primeiro tempo, com gols de Hernández e Ramírez, Cuba abriu 2 a 0 sobre a República Dominicana. Pepen diminuiu a vantagem antes do intervalo. No segundo tempo, brilharam os goleiros e o placar permaneceu inalterado, colocando Cuba no Mundial pela sexta vez na história.
17 países garantidos na Copa
América do Sul - Brasil, Argentina, Paraguai e Venezuela.
Ásia - Uzbequistão (sede).
Concacaf - Costa Rica, Cuba, Guatemala e Panamá.
Europa - Cazaquistão, Croácia, Espanha, França, Holanda, Portugal e Ucrânia.
Oceania - Nova Zelândia.
Restam sete vagas que estão em disputa até o final deste mês. No Marrocos, a Taça das Nações Africanas vai indicar três seleções. Ainda estão na briga Egito, Angola, Marrocos e Líbia. E na Tailândia, está ocorrendo a Copa da Ásia que vai selecionar mais quatro países.